Postagens


Pão de Açúcar: Carnaval de Clube foi um show de fantasias e frevos inesquecíveis


Por Helio Fialho - MTE/AL 1644

O Baile a Fantasia realizado no Iate Clube Pão de Açúcar tornou-se mesmo um ponto de encontro de muitos foliões criativos. Nesta sexta-feira (5) o que se viu foi um show de criatividade e exuberância. Uma diversidade de fantasias temáticas exibidas para encantar os amantes do Carnaval.

Dentre as tantas fantasias exibidas, uma chamou muito a atenção do público, apesar da simplicidade, pela crítica que ela traduz sobre este momento em que o Brasil trava uma guerra desesperadora contra o mosquito Aedes Aegypti, sendo a população brasileira conclamada pela Presidente Dilma Roussef a lutar pelo extermínio do vetor da dengue, chikungunya e zika vírus, sendo esta última doença a causadora do aumento do número de casos de microcefalia em crianças recém-nascidas.

A fantasia “Mosquiteiro Brasileiro” foi criada pelo artista plástico Joaquim Garcia que, descontraidamente, adentrou no baile fantasiado de mosquiteiro, tendo em destaque a bandeira verde e amarela do Brasil.

Além da beleza e da riqueza de detalhes das fantasias, a “Orquestra Irmãos Ramos”, que tem a frente o talentoso e famoso maestro pão-de-açucarense Petrúcio Ramos, deu uma sonoridade diferenciada ao tradicional baile, mantendo mais uma vez a tradição dos antigos e inesquecíveis carnavais da Terra de Jaciobá, tocando marchinhas e frevos carnavalescos que estão sendo devorados do repertório do nosso Carnaval pela swingueira lunática e pelas rajadas apologéticas da “metralhadora” musical que extermina impiedosamente os bons carnavais.  

No rico  repertório da Orquestra Irmãos Ramos estão músicas  como: Vassourinha, Allah-La Ô, Cachaça não é água, Bandeira Branca, As águas vão rolar, Me dá um dinheiro aí, O teu cabelo não nega mulata, Ó abre alas, Tourada de Madri, Tristeza, Cabeleira do Zezé, Cidade Maravilhosa, Está chegando a hora, Mamãe eu quero, Sassaricando, Saca rolha, Máscara negra, Índio quer Apito, As Pastorinhas, Chuva, Suor e Cerveja, A pipa do vovô, Pierrot apaixonado,  Apareceu a Margarida, Me dá um dinheiro aí, Turma do Funil,  Ó abre alas, Atrás do trio elétrico, Balancê e tantas outras que matam a grande saudade dos foliões.    

Pão de Açúcar tem fama de cidade carnavalesca, de grandes bailes momescos de clube e de muitos desfiles de blocos nas ruas, arrastando seus foliões que materializam em suas apresentações a alegria e a animação contagiante do maior folclore do Brasil – o Carnaval.

De parabéns está a turma da Quadrilha Buscapé, pois vem mantendo esta festa imperdível que precede os quatro dias de folia carnavalesca em Pão de Açúcar, uma espécie de “puro sangue” do carnaval pão-de-açucarense, alagoano e brasileiro. Tenho dito!

Futsal: Sub 15 de Pão de Açúcar é a campeã intermunicipal de torneio disputado em Cacimbinhas


Por Helio Fialho

Nesta quarta-feira (3), a equipe Sub 15 de Pão de Açúcar consagrou-se a grande campeã do torneio de futsal promovido pelo CRAS de Cacimbinhas. 

Nos quatro jogos disputados, com tempo de 15 minutos cada partida, os meninos de Pão de Açúcar comandados pelo competente técnico Gláucio Santos venceram todos, inclusive o time local, com os seguintes resultados: Pão de Açúcar 4x0 Maravilha, Pão de Açúcar 6x1 Olho D´Água das Flores, Pão de Açúcar 5x2 Santana do Ipanema e Pão de Açúcar 2x1 Cacimbinhas, sendo esta última a partida decisiva. E com esta façanha os meninos de Pão de Açúcar consagraram-se campeões da categoria Sub 15.

Já na terça-feira (2), as equipe as equipes Sub 11 e Sub 13 conquistaram o título de vice-campeã deste mesmo torneio disputado na cidade sertaneja de Cacimbinhas. Participaram do torneio representando Pão de Açúcar nas diversas categorias 45 atletas mirins dos Serviços de Convivência do CRAS e contaram com o apoio da Prefeitura de Pão de Açúcar através da Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (SEMTAS).

Parabéns, meninos de Pão de Açúcar! Parabéns, técnico Gláucio Santos! Este brilhante trabalho dignifica as nossas crianças e orgulha a Gestão Pública Municipal e a população da Terra de Jaciobá!

Feijoada carnavalesca By Madu vai acontecer neste domingo em Pão de Açúcar


Por Helio Fialho

Em pleno clima de domingo de Carnaval (7), será realizada a animadíssima Feijoada By Madu, no Espaço de Eventos Chopperia Príncipe Conrado, com vista para o rio São Francisco, na cidade de Pão de Açúcar. A festa vai começar às 13 horas e só terminará à zero hora, segundo informações do empresário Elson Madureira.

A animação fica por conta da maravilhosa Banda NuKomando. Os kits (camisa + pulseira + copo) já estão à venda ao preço de R$ 40 reais no Empório By Madu. As reservas são limitadas e podem ser feitas através do contato (82) 996170818. Durante a feijoada carnavalesca haverá muito frevo, axé e Open bar de caipirinha. Para quem gosta de brincar carnaval com a família e os amigos esta festa é imperdível.  

A histórica Vila Limoeiro, em Pão de Açúcar, festeja os padroeiros Jesus, Maria e José

Em clima de festa, neste sábado, o prefeito Jorge Dantas vai inaugurar quadra poliesportiva


Por Assessoria

Os moradores da histórica Vila Limoeiro, no município de Pão de Açúcar, estão comemorando desde o dia 25 a festa dos padroeiros Jesus, Maria e José. As festividades que terão encerramento no próximo domingo ( 31), cumprem uma vasta programação religiosa, cultural e esportiva, isto é, novena, missas, procissões, além de uma quermesse, um leilão e competições esportivas.

Tradicionalmente acontecem noites dedicadas às crianças, moças, rapazes, casados e, ainda, as noites da Promessa e de Bom Jesus dos Navegantes. Nesta sexta-feira (29), a noite festiva é dedicada aos casados e haverá celebração de uma missa com a participação do Ministério de Adoração, às 19 horas, na Igreja de Jesus, Maria e José. Em seguida será realizado um leilão e a renda será doada para a realização de obras na igreja que tem o nome dos três santos festejados.

Segundo informações da encarregada geral da festa, Mazé Castro, logo após as procissões de Jesus, Maria e José e de Bom Jesus dos Navegantes, no dia 31, às 15 horas, será celebrada a missa campal pelo monsenhor Petrúcio Bezerra de Oliveira.

Shows em Praça Pública

Quatro shows estão marcados para os dias 29 e 30 em Praça Pública: dia 29 (sexta-feira) – Bandas Cheuel e Expresso Forronejo; dia 30 (sábado) – Bandas Nukomando e Aforrozada. O início das apresentações musicais está previsto para as 22 horas.

A Prefeitura de Pão de Açúcar é a grande parceira da comunidade limoeirense na realização desta tradicional festa, inclusive colaborou financeiramente para que a comissão organizadora da festa pudesse fazer a contratação de atrações musicais, religiosas e esportivas.

A Gestão Municipal desde o início desta semana, através da SEVOSP,  vem trabalhando na organização da Vila, principalmente fazendo reposição de luminárias, conserto da rede elétrica, limpeza e pintura de vias públicas e recuperação de estradas de acesso à comunidade.

Jorge Dantas vai inaugurar quadra poliesportiva

Por ocasião das festividades alusivas aos santos padroeiros da Vila Limoeiro, o prefeito Jorge Dantas vai inaugurar, às 16 horas deste sábado (30), uma quadra poliesportiva construída pela Prefeitura de Pão de Açúcar através da Secretaria Municipal de Educação. 

O espaço a ser inaugurado é de grande importância para a prática esportiva e outras atividades realizadas pelos estudantes da localidade. Diversas autoridades e lideranças municipais já confirmaram presença na solenidade inaugural.

GECOC pede arquivamento de Inquérito Policial contra servidores de Monteirópolis por não detectar nenhum crime


Por Helio Fialho - MTE/AL 1644
Entrada da cidade de Monteirópolis
Entrada da cidade de Monteirópolis

O Grupo Estadual de Combate às Organizações Criminosas, conhecido como GECOC, exarou, nesta terça-feira (26), parecer pedindo o arquivamento do inquérito policial (IP) contra os nove servidores da Prefeitura Municipal de Monteirópolis, no sertão de Alagoas,  presos no dia 18 de novembro do ano passado, acusados de estarem praticando crime de falsificação de documentos públicos.

As prisões foram efetuadas pela força policial que estava acompanhada, no momento do ato, pelo Promotor de Justiça Luiz Tenório, o qual vislumbrou a ideia da suposta prática de crime de falsificação de documento público, o que gerou toda a celeuma que levou à prisão os nove servidores públicos que estavam apenas exercendo seus trabalhos de forma digna e correta, como de costume, na sede da Prefeitura Municipal de Monteirópolis.

O caso ganhou repercussão estadual porque a notícia foi amplamente divulgada pela mídia alagoana, isto é, emissoras de televisão, rádio, jornais e redes sociais.

Passados mais de dois meses do ocorrido, a notícia continua sendo comentada de forma negativa, principalmente pelos moradores de Monteirópolis, o que tem gerado constrangimento aos servidores que ficaram detidos na Delegacia Regional de Batalha, vindo estes a serem soltos no dia posterior, por decisão do juiz Geraldo Amorim, que atendeu ao pedido de liberdade provisória feito pelo advogado dos acusados.

Segundo o advogado Andres Felipe Pinto Marques, o próprio parecer do MPE vem fundamentado no artigo 28 do Código de Processo Penal e, por isto, não resta dúvida que as pessoas indiciadas no inquérito policial podem ficar livres de qualquer preocupação, já que o próprio dono da ação penal, isto é, o Ministério Público, entendeu que não havia elementos mínimos para denunciar ninguém, não restando outra alternativa se não o consequente arquivamento.

 “Houve um trabalho em conjunto que foi logrado êxito. Gostaria muito de ressaltar a serenidade dos membros do GECOC, que chegaram à conclusão obvia que nunca houve a pratica de nenhum delito por parte destas pessoas que compõe o quadro de servidores da Prefeitura Municipal de Monteirópolis. Basta agora a homologação por parte dos juízes integrantes da 17ª Vara Criminal com a consequente baixa nas restrições de natureza civil imposta aos indiciados,  para que toda esta celeuma seja definitivamente ultrapassada”, disse o advogado Andres Felipe Marques Pinto.

“Ante o exposto, sem prova da materialidade e indícios suficientes de autoria, bem como não havendo outras diligências a indicar, este Órgão Ministerial requer, com fulcro no art. 28 do CPPB, o arquivamento deste procedimento policial, sem prejuízo do disposto no art. 18 do CPPB”, diz este trecho do pedido de arquivamento feito pelo GECOC.

Está acontecendo neste momento em Pão de Açúcar o Mutirão de Limpeza para eliminar o mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika Vírus

Uma “guerra” contra o Aedes Aegypti está sendo travada neste momento no Alto Fonseca, Campo Grande e adjacências


Por Helio Fialho

O Mutirão da Limpeza Contra o Mosquito Aedes Aegypti está acontecendo  neste momento em Pão de Açúcar. Estão sendo visitadas todas as casas do Alto Fonseca, Campo Grande e Rua Coronel Manoel Antonio Machado.

Agentes de endemias, comunitários de saúde e de meio ambiente, além de uma equipe do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil estão visitando as residências com o objetivo de orientar as famílias e, ainda, para inspecionar os quintais das residências, para a descoberta de possíveis criadouros do mosquito vetor da dengue, chikungunya e zika vírus, sendo que esta última doença provoca microcefalia em bebês.

Duas caçambas da SEVOSP estão fazendo a coleta do lixo que os moradores estão colocando para fora de suas casas. Uma grande quantidade de resíduos sólidos já foi recolhida. O prefeito Jorge Dantas, oss secretários municipais Normanda Santiago (Saúde), Cícero Alves da Silva e Cacau Machado, além de assessores de suas respectivas pastas, estão fazendo parte deste mutirão.   

Animais soltos nas rodovias de Alagoas, um velho e grave problema sem solução


Por Helio Fialho - MTE/AL 1644
(Foto: Helio Fialho)

Um antigo problema que tem colocado em risco a vida de motoristas e passageiros que viajam pelas rodovias alagoanas é o grande número de animais soltos.

Muitos acidentes fatais têm sido registrados por causa de animais que invadem as pistas e provocam colisões e capotamentos de veículos. Não poucas vezes ocorrem mortes de motoristas e de outros viajantes.

Nas rodovias do sertão os casos de acidentes são mais frequentes porque o número de animais soltos é bem maior, a exemplo da AL 130, precisamente no trecho que liga Pão de Açúcar a Santana do Ipanema,  e da  AL 220, nos trechos que margeiam os municípios de São José da Tapera, Olho D´ Água das Flores, Monteirópolis, Jacaré dos Homens, Batalha e Jaramataia.

Para as pessoas que viajam por estas  estradas é muito comum encontrarem  cavalos, jegues, bois e ovelhas soltos e se alimentando às margens e até mesmo parados no meio da pista e atrapalhando o trânsito.  

Não estão fora outros trechos e outras rodovias alagoanas que dão acesso aos municípios sertanejos, pois o  perigo está rondando diuturnamente estes lugares e deixam os motoristas assustados.

Infelizmente, o DER/AL continua de olhos fechados para este velho e grave problema que continua sem solução, na cara das autoridades estaduais. Até quando vamos ter que conviver com este descaso que vem provocando acidentes e tirando a vida das pessoas? E ainda tem gente que usa a mídia para dizer que Alagoas está um paraíso. Durma com um barulho deste...

Clube do Fusca realiza exposição de 12 carros antigos na Praça da Matriz de Pão de Açúcar


Por Helio Fialho MTE/AL 1644

Uma exposição de carros antigos está acontecendo na Praça da Matriz de Pão de Açúcar. A iniciativa é do Clube do Fusca e 12 veículos estão participando, incluindo 10 fuscas, um dodge dart e um chevette.  A exposição que teve início na noite desta sexta-feira (15) terá encerramento neste domingo (17).

A iniciativa é do vice-presidente do Clube do Fusca, o pão-de-açucarense Matias Pires de Carvalho, que conta com o apoio da Prefeitura de Pão de Açúcar através da Secretaria Municipal de Turismo e Esporte.

O que está atraindo a atenção das pessoas são os  veículos fabricados no Brasil nos anos de 1970, 1985 e 1994 e que hoje são considerados verdadeiras relíquias.

Entre os veículos que estão em exposição, se destacam um fusca adaptado (de cor verde), um chevette (de cor amarela), um fusca com mais de 40 anos de fabricado (de cor vermelha) e um exemplar do carro Dodge Dart (de cor azul), sendo este último,  um modelo de automóvel fabricados nos Estados Unidos pela Dodge entre 1960 e 1976 e no Brasil a partir de 1969.

É importante destacar que a Wolkswagen, indústria de origem alemã, deixou de fabricar o fusca no Brasil em 1996, sendo a última remessa denominada de Série Ouro por ser especial. Nesta remessa foram produzidos 47 mil exemplares.

Para os brasileiros, O Dia do Fusca é comemorado no dia 20 de janeiro, sendo, em vários centros urbanos, comemorado com eventos e festas por amantes e colecionadores deste modelo, incluindo, também, exposições.

 

Festa de Bom Jesus dos Navegantes terá início nesta quarta-feira em Pão de Açúcar


Por Helio Fialho

A partir desta quarta-feira (6) terá início em Pão de Açúcar a tradicional Festa de Bom Jesus dos Navegantes, considerada o maior evento religioso e turístico do sertão alagoano. Uma vasta programação religiosa, cultural e esportiva estará acontecendo durante os cinco dias de festividades realizadas pela Prefeitura e Paróquia de Pão de Açúcar, isto é, de 6 a 10 deste mês.

Celebrações de missas na Igreja Senhor do Bonfim e três procissões estão previstas, conforme a programação divulgada pela Paróquia do Sagrado Coração de Jesus. No dia 06 (quarta-feira) será realizada uma caminhada até a Igreja Senhor do Bonfim. A concentração dos fiéis será às 17 horas na Santa Cruz, de onde sairão em caminhada com destino à igreja que será o local de todas as atividades religiosas, incluindo celebrações de missas, às 19 horas e 30 minutos, de quarta-feira a sábado.

Na quinta-feira (7), logo após a missa, será realizado, na Praça da Matriz, um show católico com a dupla Tom e Vinicius, da cidade de Maria. Já no sábado (9), logo depois da missa, haverá a tradicional procissão motorizada, conhecida como a “procissão dos carros”, conduzindo a imagem de Nossa Senhora da Vitória, momento em que o monsenhor Petrúcio Bezerra de Oliveira, pároco local, abençoará os veículos e os condutores participantes.

No domingo (10), às 8 horas da manhã, procissão fluvial de Bom Jesus dos Navegantes. A imagem será conduzida da Igreja Senhor do Bonfim com destino ao rio São Francisco, onde uma balsa a transportará pelas águas do Velho Chico, acompanhada de fiéis e outras embarcações. Depois da procissão fluvial será celebrada uma missa pelo Bispo Diocesano de Palmeira dos Índios, Dom Dulcênio Fontes de Mattos.

Programação Musical, Cultural e Esportiva

Na programação festiva consta uma ampla programação cultural, esportiva e musical sob a organização das secretarias municipais de Cultura e de Turismo e Esporte.  Na Praça Senhor do Bonfim, no dia 6, logo após a missa, estarão se apresentando a Banda de Pífanos (da sede do município), o Pastoril da Mestra Dadá (de Meirus) e a Dança das Peneiras (de Lagoa de Pedra).

No dia 8, será a vez do evento Sexta Cultural, na Avenida Bráulio Cavalcante, onde será homenageado o falecido poeta pão-de-açucarense Jorge Kanecão. Entre as atrações do Sexta Cultural estão convidados diversos artistas populares da Terra de Jaciobá, entre esses: Jaconias da Barra, Beto do Acordeon, grupos de capoeira, coco de roda, poetas e outras atrações. No dia 9 (sábado), logo após a missa, a tradicional Banda Sociedade Musical Guarani, formada por músicos de Pão de Açúcar, fará uma espécie de retreta, na Praça do Bonfim.

Nesta tradicional festa não pode faltar competições esportivas, as quais atraem um público amante das disputas. No dia 8(sexta-feira), às 13 horas, no Campo Beira Rio, em plena orla fluvial, haverá o tradicional torneio de futebol society.

No sábado (9), serão realizadas três competições: Torneio de Futebol dos Veteranos, às 7 horas da manhã, no Estádio do Jaciobá;  Torneio de Futvoley, às 8 horas, na Praia do Cristo; Corrida de Jumento, às 10 horas, no Campo Beira Rio, em plena orla fluvial.

Já no domingo (10), ao meio-dia, será realizada a tão esperada Corrida de Canoas e Botes, largando do Povoado Jacarezinho com destino a cidade de Pão de Açúcar. A entrega da premiação aos vencedores desta competição será feita pelo prefeito Jorge Dantas, na Toca do Índio, um tradicional bar localizado por trás do Iate Clube Pão de Açúcar.

Shows musicais

Atrações musicais de fama nacional estarão se apresentando nesta festa que tem atraído anualmente uma média de  40 mil visitantes a Pão de Açúcar. Os  shows terão início na quinta-feira (7), na AABB, às 22 horas: Gabriel Diniz, Pedrinho Pegação e Banda Nukomando. Na sexta-feira (8), ainda, neste mesmo local e hora, Márcia Felipe, Badallada e Adalgiza (a mulher sem coração).

No sábado (9), a partir das 23 horas, na orla fluvial, dois grandiosos shows com duas famosas bandas contratadas pela Prefeitura de Pão de Açúcar:  Forró das Antigas e Cheiro de Amor, sendo esta última uma das grandes atrações do famoso Carnaval de Salvador.

E no domingo (10), o último dia de festa, a Prefeitura de Pão de Açúcar levará para o palco da orla fluvial mais três brilhantes atrações: Banda NuKomando (às 12:00 horas), o famoso cantor baiano Tatau (às 14:00 horas) e a cantora católica Celina Borges, da Canção Nova (às 20:00 horas), que encerrará o tradicional evento com louvores a Deus.

A Festa de Bom Jesus dos Navegantes é uma organização da Secretaria Municipal de Turismo e Esporte, Secretaria Municipal de Cultura e Comissão Municipal de Eventos. O apoio é da SEVOSP, SEMTAS, ASCOM, SEMARH e Secretaria Municipal de Finanças.

Dependente químico é morto a facadas por causa de 10 reais em Pão de Açúcar

Polícia militar prende acusado quando esperava ônibus para fugir para outra cidade


Por Helio Fialho
Luiz Fernando Oliveira Lisboa
Luiz Fernando Oliveira Lisboa (Foto: Divulgação/PM-AL)

O dependente químico Luiz Fernando Oliveira Lisboa, 19 anos, conhecido como Sombra,  foi assassinado a golpes de faca peixeira, por volta de meia-noite de sábado (19), no Alto Humaitá, nas imediações do antigo matadouro público.  O acusado de ter cometido o bárbaro crime é o desempregado Edmilson Santos Silva, também, usuário de drogas.

Segundo declarou o autor do crime, o homicídio foi motivado porque a vítima se negou entregar a ele a quantia de  R$ 10 reais, valor referente a  venda de um objeto que o mesmo mandou vender para comprar droga, Suspeita-se que a vítima tenha gasto o dinehiro na compra de crack e, por isso, não entregou ao dono do objeto,isto é, ao autor do homicídio.

E durante a discussão, Edmilson surpreendeu Luiz Fernando, aplicando vários golpes de arma branca no tórax, no pescoço e na boca, vindo a vítima a entrar em óbito no momento em que foi atingida.

Depois de ter cometido o crime, o autor se evadiu do local e, depois de doze horas de buscas, a polícia conseguiu localizá-lo e prendê-lo na entrada de acesso à cidade de Palestina.

Segundo uma publicação da polícia em uma rede social, a prisão foi efetuada pelo cabo PM Wanderclarckson e  pelo soldado PM Barroso, no momento em que o acusado estava a espera de um ônibus para fugir para a cidade de Arapiraca.

O acusado foi conduzido para a Delegacia de Polícia Civil de Batalha, onde se encontra preso e será ouvido pelo delegado Fernando Lustosa. O corpo da vítima após ter sido liberado pelo IML de Arapiraca, onde foi submetido a necropsia, foi liberado para sepultamento, neste domingo (20), no Cemitério São Francisco de Assis, na cidade de Pão de Açúcar.

O crime chocou os moradores do Alto Humaitá, onde a vítima residia, principalmente pela forma brutal como foi praticado, isto é, com resquício de perversidade.

É importante destacar, que esta não é a primeira e nem será a última morte provocada por conflitos envolvendo drogas em Pão de Açúcar, pois é crescente o número de usuários de entorpecentes em todo o País.

Recaída

Em 2013 a vítima, por ser dependente de crack, chegou a ser internado compulsoriamente em uma clínica para tratamento de dependentes químicos, por solicitação dos pais, em Pão de Açúcar, e depois de seis meses, já recuperado, foi liberado e chegou a frequentar uma igreja evangélica, onde recebeu a assistência espiritual do pastor.

Depois de ter passado uma temporada trabalhando numa cidade localizada na região centro oeste do País, ele retornou a Pão de Açúcar fazendo novamente o uso de drogas e rejeitando proposta para se submeter a um novo tratamento.

Assista ao vídeo:


Helio Fialho