14404268316716

Na última quarta-feira (19), a Secretaria Municipal de Assistência Social em parceria com Prefeitura Municipal de Senador Rui Palmeira, iniciou o Projeto “Ação da Cidadania” que teve sua primeira edição no Povoado Candunda, projeto realizado com crianças e adolescentes de 06 a 17 anos de idade e suas respectivas mães.

O projeto tem como objetivo levar alegria e um momento de recreação, lazer e diversão para as crianças e adolescentes do município, fortalecendo a cidadania e convívio social entre mães, filhos e sociedade. Informando sobre situações de vulnerabilidade, objetivando o foco na saúde e cuidados com o corpo, orientando os jovens sobre doenças sexualmente transmissíveis, abusos sexuais, gerando e fortalecendo os vínculos e agregando valores mútuos ao convívio social.

O projeto também busca a formação de valores, abrindo a mente dos jovens e levando informação correta de cedo as crianças, preservando sua cultura com atividades que estimule, abra e descanse a mente dos mesmos.

Ações:

  • Informações com panfletos sobre trabalho infantil, abuso sexual, e outros;
  • Informações de cuidar da bucal e corporal;
  • Entrega de kits de saúde;
  • Apresentação de danças;
  • Capoeira;
  • Dinâmicas/jogos pedagógicos, torneio futebolísticos;
  • Lazer com corte de cabelo, escova, maquiagem, limpeza e cuidados o corpo.

A Secretaria de Assistência teve o apoio da Secretária Municipal de Saúde que disponibilizou alguns profissionais da área para dar apoio com palestras, verificação de pressão, panfletagem, medição de glicemia, pressão arterial e distribuição de preservativos para o público jovens e adultos. Além do apoio da SMS, o CRAS – Centro de Referência a Assistência Social contribuiu em massa para o sucesso do projeto, articulando, recreando e informando valores de agregam a formação das crianças e jovens.

A Secretária de Governo Jeane Moura esteve presente no evento representando o mandatário do município, o prefeito João Carlos Rodrigues. Salientou a importância do projeto, o quão é importante à criação dos mesmos para a sociedade rui palmeirense.

Perguntada sobre a Importância do Projeto, a Secretária de Assistência Social Vanilda Vieira foi bastante sucinta em suas palavras: “A importância dessa ação consiste em proporcionar ao cidadão o acesso aos serviços básicos de Assistência Social e Saúde, que muitas vezes não acessados por falta de oportunidade ou baixo poder econômico da população. Também é importante porque além da cidadania é possibilitado a oportunidade do cuidado com a autoestima através dos tratamentos de beleza e cuidados com a saúde.” Destacou a Secretária.

O projeto teve a contribuição de profissionais específicos de cada área, da manicure a dentista. Dentre eles, a equipe foi composta por uma Secretária, psicóloga, Assistentes Sociais, Coordenadores: CRAS, Ações estratégicas do PETI e Bolsa Família, Presidente do CMDCA e CREAS, Orientadores do SCFV, educadores físicos, técnicos de enfermagem, dentista, manicures, cabelereiros e maquiadores. 

Realização:

  • Prefeitura Municipal de Senador Rui Palmeira
  • Prefeito João Carlos Rodrigues
  • Secretária de Governo Jeane Moura
  • Secretaria Municipal de Assistência Social
  • Secretária Vanilda Vieira