14412486471379

Na última segunda (31) a Secretária Municipal de Saúde em parceria com a Escola Municipal Sagrado Coração de Jesus e com apoio da Prefeitura Municipal, promoveu uma caminhada pelas principais ruas da cidade voltada para conscientização contra o uso e combate ao tabagismo.

A caminhada voltada principalmente para o público jovem trouxe uma questão que gera opiniões diversificadas. Segundo a Organização Mundial de Saúde – OMS, o cigarro mata cerca de 6 milhões de pessoas no mundo inteiro. Cerca de 25 milhões de brasileiros são fumantes. Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), 200 mil pessoas no país morrem por ano em decorrência do cigarro. Números preocupantes, no qual afeta boa parte da população jovem do país.

O Programa Saúde na Escola - PSE, coordenado por Paulo Henrique Queiroz, traz essa questão para o ambiente escolar, conscientizando os jovens desde a sua formação educação no intuito de desviá-los do vício que o tabaco provoca. Além do vício, o fumo provoca doenças respiratórias, câncer de pulmão, crises de abstinência, no qual é um dos piores momentos de quem tenta parar de fumar.

Dia 29 de agosto é o dia nacional de combate ao tabagismo, sendo que 31 de maio é o dia internacional contra o tabagismo. O fumo é uma das causas de morte consideradas evitáveis de acordo com a OMS. E é exatamente esse o papel das entidades responsáveis pela saúde da população, ações de conscientização, palestras educacionais, tratamentos contra o vício, e demais ações que estimulem os cidadãos principalmente o público jovem a não entrar nesse vício.

  • Prefeitura Municipal de Senador Rui Palmeira
  • Prefeito João Carlos Rodrigues
  • Secretária de Governo Jeane Moura
  • Secretaria Municipal de Saúde
  • Secretário José Marcos da Silva
  • Coordenador do PSE Paulo Henrique Queiroz