14466917292975

Durante o mês de outubro, tendo início no dia 02 e sequenciando os dias 09, 16, 23 e 30, ocorreu no Município de Senador Rui Palmeira – AL, Capacitação Teórico/Prática em Sala de Vacina para a equipe de Enfermagem local. 

A iniciativa da oferta ocorreu pela equipe de Gestão em Saúde, tendo em vista o aperfeiçoamento de pessoal para ter-se um quadro de profissionais mais preparados e qualificados para atuarem diretamente na prevenção de doenças por meio da aplicação dos imunobiológicos. Dessa maneira, utiliza-se da oportunidade para efetivar mais uma ação de educação continuada e concretizar na pratica o que dita a lei orgânica da saúde 8.080/1990 a respeito da devida questão.

“É de extrema importância investirmos em aperfeiçoamento de pessoal por sabermos que um profissional qualificado e preparado conduz situações rotineiras, no entanto complexas, de uma melhor maneira. Efetivando o serviço com qualidade e ofertando ao nosso cliente uma assistência com menor probabilidades de riscos e danos a saúde. Assim, contribuímos diretamente com a eficácia do serviço, diminuindo os possíveis gastos em níveis mais complexos, secundários e terciários, por darmos resolutividade eficiente na rede de atenção primária, evitando a possível infecção pelas enfermidades”.  (Sec. Mun. de Saúde)

No enceramento da Capacitação a Coordenadora de Atenção Básica, Isabel Bulhões e Coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Maria Hélia aproveitaram o ensejo para realizarem a entrega de novas caixas térmicas para todos os postos de saúde do município, fator que contribui para a qualidade e segurança do armazenamento dos imunobiológicos de uso diário.

Conteúdos abordados na capacitação segundo bibliografia atualizada do Ministério da Saúde:

  • Noções de Imunologia
  • Aspectos éticos em sala de vacina
  • Anatomia específica
  • Aspectos técnicos em sala de vacina
  • Vacinas ofertadas na rede primária
  • Humanização
  • Prática: Aplicação e armazenamento de imunobiológicos

Tutores Responsáveis:

Paulo Henrique Queiroz de Oliveira

           Coordenador Municipal de Promoção à Saúde

           Enfermeiro

           Especialista em Saúde da Família (UFMG)

Maria Selma Santos Porfírio

          Enfermeira da Estratégia Saúde da Família Municipal

          Especialista em Enfermagem do Trabalho.

Secretaria Municipal de Saúde

“Nossa missão é Cuidar”

José Marcos da Silva Oliveira

Secretário Municipal de Saúde

Apoio:

João Carlos Rodrigues

Prefeito

Jeane Moura

Secretária de Governo