14491124456205

A Secretaria Municipal de saúde de Senador Rui Palmeira, por meio da coordenação de Promoção da Saúde, realizou no correr do mês de novembro diversas ações de promoção e prevenção da saúde tais como: I Campeonato de Futsal em pró a Saúde do Homem; Evento Central na Unidade de Saúde Pedro Vieira Rêgo intitulado: Senador Rui Palmeira unida contra o Câncer e Atividades Físicas na praça de eventos com o público da Academia da Saúde Padre Cícero.  

Importante considerar que cuidar da saúde do homem é uma tarefa árdua, devido à cultura machista ainda enraizada em tempos contemporâneos que enfatiza expressões como: “Homem não chora” e “Homem não sente dor”. Grande parcela dos homens são influenciados por tal cultura e possuem preconceito quanto fator cuidar da saúde, buscando assistência somente quando as enfermidades já estão instalas e em estagio avançado. Salienta-se que mais complicado é abortar ações de prevenção do câncer de próstata, por uma das formas de prevenção das complicações, através de diagnóstico precoce ser a realização do exame de toque retal, fator que gera mal estar, discordância e negação do publico por tabus ainda presentes na sociedade. Tratar dos temas elencados são de extrema importância justamente para gradativamente desmistificar alguns pontos e diretamente contribuir para o diagnostico precoce das enfermidades para termos melhores prognósticos e qualidade de vida da população em geral.

Ao observarmos a incidência de Câncer no público masculino constatamos que o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens no Brasil, sendo o sexto mais comum no mundo, em valores absolutos, e o mais prevalente em homens, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer. No devido mês trabalhamos ainda, ações para detecção e controle do Diabetes Mallitus, Hipertensão Arterial e DSTs AIDS.  

“Devido as taxas de morbimortalidade tanto pelo câncer em questão como pelas enfermidades crônicas aqui citadas é extremamente importante realizarmos ações que assegurem a população o direito a informação, prevenção e acesso as formas de diagnostico precoce. Dessa maneira acreditamos contribuir significativamente com a diminuição dos índices de diagnósticos tardios e consequentemente mortes por tais causas, aumentando diretamente a expectativa de vida da população assistida por acesso direto aos serviços de saúde e ao conhecimento necessário para tomar decisões conscientes e necessárias para melhora e manutenção da qualidade de vida” (Secretário Municipal de Saúde).

As ações disponibilizaram serviços de Educação em Saúde, atividades físicas, verificação da pressão arterial, teste de glicemia capilar, solicitação de PSA para homens e Citologias para as mulheres presentes e testes rápidos de HIV, SÍFILIS e HEPATITES para ambos os públicos. Contaram com a participação dos profissionais das Unidades Básicas de Saúde (Médicos, Enfermeiros, Odontólogos, Técnicos de Enfermagem e Agentes Comunitários de Saúde), profissionais do NASF (Fisioterapeuta, Nutricionista e Educadores Físicos), Coordenações Municipais: Promoção da Saúde, Atenção Básica e Vigilância Epidemiológica, Secretário Municipal de Saúde e com total apoio da Prefeitura Municipal na pessoa do Prefeito João Carlos Rodrigues e Secretária de Governo Jeane Moura. Compareceram público em geral, homens e mulheres e adolescentes das escolas: Sagrado Coração de Jesus e Escolas Estadual Riacho Grande.

Ressaltamos que o público feminino foi envolvido nas ações do novembro azul por constatarmos que a mulher é sempre mais presente nos serviços de saúde e por cuidar rotineiramente do lar e dos membros da família, inclusive do homem. Sendo, portanto, peça fundamental na luta pela saúde do homem e indivíduo disseminador de informações de saúde, grande aliada para alcançarmos uma maior parcela da sociedade e auxiliar na derrubada de tabus culturais que dificultam o trabalho em saúde, principalmente na atenção primária.

Secretaria Municipal de Saúde

“ Nossa Missão é Cuidar”

José Marcos da Silva Oliveira

Secretário Municipal de Saúde

Prefeito João Carlos Rodrigues

“Trabalhando Ainda Mais”

Secretária de Governo

Jeane Moura

 

*Coordenação Municipal de Promoção da Saúde