14532528235766

A Secretaria Municipal de Saúde e Controle de Vetores de Pariconha realizou na última semana, um mutirão em combate a Dengue no município. Segundo a organização, em função do período chuvoso e a atual situação de casos de dengue, mais ações serão realizadas na batalha contra o Aedes aegypti, transmissor de doenças como a Dengue, Chikungunya e Zica.

Segundo informações da coordenadoria de Endemias do município, nos mutirões, os agentes de Controle de Vetores e os agentes Comunitários, visitam os domicílios para eliminação de criadouros do mosquito. 

Conforme Iêda Neves, coordenadora do setor de endemias, para que a ação surta os efeitos necessários, deve haver o envolvimento de todos na eliminação dos seguintes itens: latas, potes, vasos sanitários, pneus, caixas de descargas, plásticos, lonas, tambores, caixas de água, pias, todos os recipientes que possam acumular água.

De acordo com a secretaria, serão feitas visitas casa a casa, bloqueios contra criadouros e nebulizações em campo, além da realização de trabalho educativo, de orientação e panfletagem em escolas, laboratórios, farmácias, PSF’s, meios de comunicação e comércio em geral.

A conscientização e o apoio da população é fundamental, a responsabilidade pelo saneamento adequado de sua propriedade é primordial, devendo ocorrer de forma a não acumular água, evitando assim a proliferação do mosquito, vez que a dengue é uma doença totalmente evitável.