14597654563063

Oito meninos de Pão de Açúcar, que frequentam a Escolinha de Futebol do Professor Saul Santos, estão viajando hoje a São Paulo, para participar de testes conhecidos na linguagem do futebol como “peneira”, nos times Ponte Preta, Botafogo de Ribeirão Preto e Guarani de Campinas e, também, no Fluminense do Rio de Janeiro. Os garotos tiveram autorização formalizada pelos pais, já que são menores, para que pudessem viajar.

Segundo o professor Saul, os garotos são: David, Abel, Lucas, Wesley, Demétrios, Alex, Márcio e “Neguinho”.

Estes meninos fazem parte do Projeto e Educação e Esporte, patrocinado pela Prefeitura Municipal de Pão de Açúcar, e que é desenvolvido pela Escolinha do Professor de Educação Física Saul Santos, que tem como auxiliar Claudemir de Souza Aquino, mais conhecido como “Demir de Beto”.

Este projeto tem como objetivo tirar crianças da ociosidade e oferecer a elas preparação na área futebolística, incluindo educação, orientação, disciplinamento e outras instruções para a formação dos futuros atletas.

A coordenação dos garotos que vão participar de uma espécie de peneira, isto é,  testes para verificar o talento e aptidão para o futebol, é de responsabilidade do CSE de Palmeira dos Índios através do desportista conhecido como “Doguinha”.

Da Escolinha do Professor Saul já saíram alguns craques mirins para o futebol Nordestino, a exemplo dos garotos Pablo, que hoje faz parte da Escolinha do Esporte de Recife, e “Passarinho”, que atualmente integra a Escolinha do ASA de Arapiraca.

Os oito meninos que estão viajando a São Paulo já foram testados em Pão de Açúcar, isto é, já passaram por uma peneira realizada pelo CSE de Palmeiras dos Índios e foram aprovados. Agora eles estão indo fazer novos testes em clubes grandes do futebol brasileiro.

As despesas de viagem dos meninos a São Paulo estão sendo bancadas pelo prefeito Jorge Dantas (PSDB) e pelo vereador Diomedes Rodrigues (PSDB). Em caso de aprovação, as crianças ficarão sob a responsabilidade dos clubes de futebol onde foram testados, inclusive estudando e praticando atividades esportivas.