E7a5048b 554f 49cb abaa 19ff838132cb Escritores santanenses bateram papo com estudantes (Foto: Lucas Malta / Alagoas na Net)

Duas gerações de autores santanenses estiveram em contato com estudantes da rede pública do município.

Os escritores santanenses Éverton Lacerda e Lúcia Nobre participaram nesta terça-feira (16) de um bate-papo com estudantes da rede pública municipal em Santana do Ipanema.

O tema em questão foi ‘a magia dos livros’, assunto visto pela ótica da cultura. O evento fez parte das atividades locais que integram a 15ª Semana Nacional dos Museus.

Cerca de cinqüenta alunos, de cinco escolas diferentes estiveram presentes no encontro que aconteceu no auditório do Instituto Federal de Alagoas (Ifal).

Além das falas dos dois autores, ainda foram feitas leituras de trechos de suas obras e distribuição de livros para os jovens aprendizes. Os professores das turmas selecionadas também interagiram em todo o evento.

O diretor municipal de Cultura de Santana do Ipanema, José Malta Fontes Neto também participou do encontro, neste caso como mediador entre autores e expectadores. Malta ressaltou que todo livro é um registro histórico e que por isso é importante incentivar atividades de leitura, para a preservação da própria cultura.

Os escritores convidados também deram seu ponto de vista sobre a atividade. Com 12 livros já publicados, Lúcia Nobre trouxe a sua experiência no mercado literário. Em muitas [ou maioria] de suas obras é dado um destaque especial para a sua terra natal, quando ela apresenta características de localidades e seus conterrâneos.

Já o jovem Éverton, que iniciou a poucos anos como escritor profissional, decidiu deixar sua mensagem as novas gerações, incentivando não só a leitura, mas também a escrita. “Sugiro que vocês não só leiam, mas também escrevam. Não importa qual seja o assunto. Pode ser o que vocês vêem, o que vocês vivem ou simplesmente o que vocês gostam. O importante é exercitar esse tipo de atividade. Escrever é registrar o momento em que vivemos”, ponderou o santanense.