Codevasf Ac0fa65b 8dbf 420c 8b88 75f6e205f198

Produtores familiares de Monteirópolis, Sertão de Alagoas, estão agora mais estruturados para enfrentar a estiagem prolongada. Eles foram equipados pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) com patrulha mecanizada composta de trator agrícola e de grade aradora, um investimento executado com recursos do Orçamento Geral da União (OGU) destinados à Codevasf por emenda parlamentar.

As chuvas recentes começam a aliviar os efeitos da seca, o equipamento auxiliará na recuperação de taludes e limpeza de sedimentos dos barreiros e açudes, na recuperação de estradas, pontilhões e passagens molhadas, o que vai possibilitar o acesso da população a serviços públicos assistenciais.

Além disso, a patrulha será utilizada principalmente no preparo do solo para plantio de milho, feijão e mandioca, proporcionando acréscimo de renda aos pequenos agricultores. O município é um dos que estão com situação de emergência reconhecida pelo Ministério da Integração Nacional (MI) por conta da estiagem prolongada.

“Essa patrulha mecanizada irá atender especialmente aos pequenos agricultores do município. Nós enfrentamos um período muito difícil por conta da seca, mas, graças a Deus, agora está vindo muita chuva. Esses equipamentos vieram em uma boa hora. Já começamos a fazer o cadastramento dos agricultores para priorizar de acordo com a quantidade de tarefas, e iniciar a aração de terra”, comemorou o prefeito de Monteirópolis, Mailson de Mendonça.

Para o superintendente regional da Codevasf em Alagoas, Antônio Nélson de Azevedo, os investimentos por meio de emenda parlamentar reforçam a aposta na agricultura familiar como estratégia de desenvolvimento regional para Alagoas. “Há um ditado popular que diz que se o campo não planta, a cidade não janta. Não há desenvolvimento sem um equilíbrio entre a produção rural e a produção urbana, e, para isso, a Codevasf continuará investindo fortemente nessa atividade que fixa as famílias no campo com oportunidade de trabalhar e gerar renda”, destacou.