Igor Ribeiro Dbbb5ee2 db1b 43ae 9dac dbf0f86e1836 Pedra de Pe. Cicero em Dois Riachos, Sertão de Alagoas

A Tradicional Festa da Pedra de Padre Cicero aconteceu nesta quinta-feira (20) no município de Dois Riachos, Sertão de Alagoas. A festa que acontece anualmente no local onde há uma enorme pedra e encima dela há uma pequena capelinha de Padre Cicero, por isso é conhecido o local como Pedra de Pe. Cicero, o local fica ás margens da BR 316 após a entrada de Dois Riachos sentido a cidade de Cacimbinhas. 

Sertanejos de várias cidades da região foram mesmo debaixo de chuva ao ponto de peregrinação para pagar promessas ou apenas como visitantes, muitos foram em caravanas, a pé, carro, de bicicleta, moto ou a cavalo. O local é bastante visitado pelos sertanejos durante o ano inteiro, mas nos meses de julho e novembro se intensificam as romarias. O local tem seu maior momento de visitação no mês de julho, quando os devotos do Padre Cícero Romão Batista vão até lá para lembrarem o dia de sua morte, em 20 de julho de 1934.

Este ano completa-se 83 anos da morte de Pe. Cicero. Um político brasileiro que virou santo, foi um sacerdote católico brasileiro. Na devoção popular, é conhecido como Padre Cícero ou Padim Ciço. Carismático, obteve grande prestígio e influência sobre a vida social, política e religiosa do Ceará bem como do Nordeste. Era filiado ao extinto Partido Republicano Conservador (PRC). Foi o primeiro prefeito de Juazeiro do Norte, em 1911, quando o povoado foi elevado a cidade. Em 1926 foi eleito deputado federal, porém não chegou a assumir o cargo.

Festa 

Este ano a tradicional festa reuniu milhares de fiéis entre moradores do município e visitantes. Estima-se que pelo menos mais de 1000 pessoas tenha participado esse ano da festa. Quem participa vai com um o único objetivo de subir os 50 degraus da escadaria da Pe. Padre Cicero seja normal, pagando promessa ou apenas acompanhar.

A Santa Missa foi realizada em uma igreja alguns metros distantes da Pedra. Em anos anteriores as missas eram realizadas em uma igreja ao lado da pedra, porém por decisão sacerdotal foi mudada para uma outra igreja. Fiéis organizaram um baixo-assinado pedindo a volta das celebrações das missas na igreja ao lado da Pedra de Pe. Cicero, o abaixo-assinado visando atingir 5000 assinaturas. 

Para o casal Olavo e Genivalda, que residem na cidade de Olivença e participaram pela primeira vez da festa ficaram encantados com a diversidade da festa: ''Sempre ouvi falar da Festa da Pedra de Pe. Cicero, porém nunca pude ir,e hoje pudemos vir prestigiar pela primeira vez essa festa e estamos gostando muito. Me surpreendi com essa festa'', Disse Genivalda. Segundo Olavo, a festa além de mostrar a devoção dos fiéis ao santo também oferta vários produtos. ''Gostei muito desta festa, infelizmente não pude subir os degraus da Pedra de Pe. Ciço devido ao grande número de pessoas na fila e também chegamos tarde, mas pude acompanhar de perto e conhecer essa tradicional festa que reuni tanta gente da região. Vi diversos produtos na feirinha, pude até comprar aqui um. Se puder voltarei na próxima'', disse Olavo. 

A festa anualmente inicia-se pela manhã e encerra-se no final da tarde todo o dia 20 de Julho , dia no qual comemora-se o aniversário de Padre Cicero Romão Batista. 

Casal Olavo e Genivalda, participaram pela primeira vez da Festa
Casal Olavo e Genivalda, participaram pela primeira vez da Festa/ Foto: Igor Ribeiro

 

Veja as imagens na galeria abaixo: