Cortesia 7f3623d7 ade0 4877 9718 b1ebbb61239f Oficineira Mônica de Souza conduz o projeto de artesãs em Olho d´Água das Flores

Um grupo de Mulheres realizam um trabalho artesanal utilizando produtos recicláveis no município de Olho d´Água das Flores, Sertão de Alagoas. Com o apoio do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do município, Oficinas de Artesanatos são realizadas por um grupo de mulheres que fazem de produtos que naturalmente vão para o lixo, peças de artesanato que encantam. 

Mônica de Souza, é radialista, pedagoga, estudante de psicologia e conduz como oficineira do grupo de artesãs. Mônica contou ao Minuto Sertão como elaboram o trabalho artesanal no município: ''Esse é um Projeto que intitulamos de CRIAR E RECRIAR, conduzido por mim e apoio total do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Olho D’Água das Flores, presidido pela amiga Maria das Neves, temos os objetivos de usar a arte e o artesanato como recursos para “provocar” as mulheres rurais a despertarem a própria criatividade, estimular processos ecológicos internos de fortalecimento, preservação e construção da individualidade, cidadania e organização social, promover o sentido de auto-estima através da expressão criativa, da aprendizagem e desenvolvimento de artesanato ligado à vida rural, agregação de renda familiar, humanizar e estreitar o relacionamento entre a equipe / entidades participantes e mulheres de comunidades rurais, inclusive no aspecto de tecnologias de agricultura sustentável, estimular a expressão de conteúdos emocionais através da arte, como meio de alcançar leveza nas relações sociais, promover contatos, intercâmbios e participação em eventos para descoberta de mercados e prática de comercialização,  mudar a forma de ver a agricultura e o meio que estão inseridas. Uns enxergam lixo onde outros enxergam encanto, estilo e beleza. É uma questão meditativa. Cada um deveria perguntar-se: eu vejo lixo, ou vejo luxo? E você o que vê? Vejo luxo no lixo, corro e transformo, um misto de prazer e satisfação, convido você a fazer o mesmo. Se recicle!'', Disse Mônica de Souza.

Algumas produções artesanais são comercializadas no município, tais como: Cestas, pequenos jarros e enfeites residências. Todos feitos de jornais velhos e revistas, conforme a imagem em destaque e na galeria que exibimos abaixo:

Artesanato feito com jornais e revistas por grupo de mulheres da cidade de Olho d´Água das Flores/ Imagem: Cortesia