42e73a95 ffbd 4536 9032 50e8ccb091ba

Servidores da Educação do município de Ouro Branco, Sertão de Alagoas, decidem deflagrar uma paralisação a partir desta quinta-feira (23). A paralisação é devido um descumprimento de reajuste salarial da gestão municipal que vem ocorrendo desde a gestão anterior. Segundo informações do Presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Alagoas (SINTEAL) local e Professor da rede municipal Josimário, a classe de servidores teria se reunido com o prefeito do município Edimar Barbosa (PMDB) no dia 06/06 e feito um acordo de reajuste salarial para este ano de 7,63% de acordo com o repasse do governo federal para a educação, a data-base em março, porém o gestor teria atendido os servidores só no mês de junho, embora os profissionais tenham feito diversos ofícios e não obtiveram nenhum retorno por parte da gestão municipal.

De acordo com Presidente do SINTEAL de Ouro Branco, Professor Josimário, contou ao Minuto Sertão: ''O Prefeito Edimar, propôs na mesa de negociação um reajuste equivalente a 8,0% acima do estipulado pelo governo federal dividido em duas vezes sendo 6% no mês de junho e 2% no mês de outubro. Como nossa data-base é março, então seria corrigido de março, ele alegou que não poderia e nós perdemos dois meses de retroativo, eram quatro meses, negociamos dois e a partir de outubro ele repassar. Em junho ele pagaria um retroativo mais o reajuste e em outubro os 2% mais o retroativo e até agora nada. Então a categoria decidiu em unanimidade deflagrar essa paralisação de advertência, pois estamos sendo prejudicados perdendo cerca de 10, 11% desde a gestão anterior até a atual. O Prefeito Atevaldo Cabral (PMDB) fazia a negociação e apenas cumpria a metade e o sucessor tem feito o mesmo'', disse Josimário.

A categoria havia decidido parar as atividades no ultimo dia 16 deste mês, os profissionais irão se concentrar na praça Siloé Tavares na manhã de quinta-feira (23) e sair em passeata até a Prefeitura aonde irão cobrar do gestor o reajuste proposto em negociação. Panfletos deverão serem distribuidos e uma grande mobilização está prevista para acontecer na cidade. A paralisação deve prosseguir até o dia 24, sexta-feira. Aprovados no Concurso da Prefeitura de Ouro Branco do ano de 2016 e que foi homologado no referido ano, deverão exigir as suas convocações, alguns aprovados não foram convocados. O concurso tem o seu vencimento no dia 07 de Dezembro de 2017. Nossa reportagem tentou entrar em contato com a prefeitura do município, porém não obteve êxito.

igorsantana143@gmail.com