Divulgação F8789ccf 2efe 4869 9608 a0b9487c3a0c

Na quarta-feira (17), o site Cada Minuto divulgou a primeira pesquisa registrada das eleições 2018. A pesquisa é uma idealização do portal de notícias em parceria com a empresa TDL Pesquisa & Marketing. Dividida em duas rodadas, a primeira rodada divulgou nesta quarta os resultados para o cargos de Governador e Presidente em Alagoas. 

Ao todo a pesquisa ouviu cerca de 1.068 eleitores, sendo esta estratificada segundo gênero, faixa etária, grau de escolaridade, nível econômico e posição geográfica. As quotas foram estabelecidas com base nos dados mais atualizados do PNAD/2014 e TSE/ TRE de 2017.

Os primeiro resultados apontam para uma vitória e reeleição do governador Renan Filho pelo PMDB em Alagoas com 45% das intenções de votos na pesquisa estimulada. Os outros possíveis concorrer ao Palácio da República obtiveram a porcentagem exibida na tabela:

Para presidente, colocado como um pré-candidato Lula sairia das urnas com uma vitória de 53% dadas pelos alagoanos no estado. De acordo com a TDL, o trabalho de levantamento de dados foi feito através de entrevistas pessoais com eleitores com 16 anos ou mais em 52 municípios durante os dias 12, 13 e 14 de Janeiro de 2018, sendo checadas simultaneamente à sua realização em 10,0% das entrevistas.

A pesquisa apresenta um grau de confiança de 95,0% para uma margem estimada de erro de aproximadamente 3,0% para os resultados gerais, nas análises das questões por localidade o grau de confiança atinge 95,0% para uma margem estimada de erro no estrato “Demais Mesorregiões do Estado” variando de 4,98% a 6,12%. E na Mesorregião Metropolitana de Maceió de aproximadamente 5,0%.

Avaliações positivas

As administrações de Rui Palmeira (PSDB) e Renan Filho (PMDB) foram aprovadas pelos alagoanos entrevistados na pesquisa. Na capital alagoana, o Governo de Rui Palmeira foi aprovado por 55% da população. Já para o Governo Estadual, obteve 58% de aprovação, como mostra o gráfico.

A TDL pesquisa e Marketing, possui em seus quadros estatístico que encontra-se devidamente registrado no Conselho Regional de Estatística da 5ª Região sob o nº 8492. A pesquisa está registrada no TRE sob o número AL-05922/2018.

Nesta quinta-feira, o Cada Minuto em parceria com a TDL divulga a segunda e última rodada de resultados da pesquisa com os cargos de Deputado Federal e Senador.