Ascom/ Palestina C92edca1 31d3 4439 a27e b0840878e79c

O Projeto Municipal de Atendimento Socioeducativo (Simase), uma parceria entre o Ministério Publico Estadual (MPE/AL) e a Prefeitura municipal de Palestina, no Sertão de Alagoas, concorre ao Prêmio Innovare 2018.

O Simase nasceu em 2017 da necessidade de retirar crianças e adolescentes da situação de vulnerabilidade social, despertá-los para o esporte, afastando-os, assim, do risco de cometimento de atos infracionais e, oferecer a esse público uma possibilidade de futuro melhor.

O projeto, único do sertão alagoano à concorrer ao prêmio, passou na tarde desta segunda-feira, 14 na sede do MPE/AL, em Maceió, pelo crivo do consultor do Prêmio Innovare em Alagoas, o renomado advogado Marcelo Brabo. O Prêmio Innovare tem como objetivo identificar, divulgar e difundir práticas que contribuam para o aprimoramento da Justiça no Brasil.

Na audiência de avaliação, o projeto foi defendido pela promotora de justiça da comarca de Pão de Açúcar e idealizadora do projeto, a Dra. Martha Bueno. Estiveram presentes a prefeita de Palestina e executora do projeto piloto, Eliane Silva Lisboa (Lane Cabudo), o prefeito de Pão de Açúcar, município que acatou o projeto, Flávio Almeida, o presidente da Associação do Ministério Público de Alagoas – Ampal, Flávio Costa Neto, além dos próprios beneficiários do projeto.

Segundo a Promotora de Justiça da Comarca de Pão de Açúcar, Martha Bueno, o seu perfil como membro do MP é resolutivo e participativo. “Somos uma Promotoria de Justiça que sai do gabinete e que não fica encastelada entre os processos e a lei”. Afirmou.

Sobre a aprovação do Simase para a fase nacional no Prêmio Innovare, a promotora expressou toda sua satisfação “Me sinto imensamente feliz em saber que um projeto nascido no sertão de Alagoas possa se tornar referência nacional. O Simase é um grande exemplo da expressão de força e da criatividade do povo sertanejo frente aos seus problemas”. Finalizou.

Já para a prefeita Lane Cabudo, o projeto tem se mostrado um verdadeiro sucesso, tanto é, que já foi implantado em outro município. “O projeto Simase, que nasceu da parceria entre a Prefeitura Municipal de Palestina e o Ministério Público Estadual agora já colhe seus frutos. A indicação para a fase nacional para o prêmio Innovare é o reconhecimento desse sucesso. Só em podermos proporcionar um futuro melhor aos nossos jovens, Já me sinto uma vitoriosa”. Disse a prefeita.

A AMPAL conheceu o projeto no lançamento e disponibilizou as dependências de sua sede para um amistoso entre os times, por apoiar qualquer projeto social, que é mister do MPE.