Prefeito e vice de Olho D´Água do Casado têm mandatos cassados por compra de votos

  • Redação
  • 11/07/2013 08:28
  • Interior
Minuto Sertão
José Gualberto teve mandato cassado
José Gualberto teve mandato cassado

A justiça eleitoral cassou o mandato do prefeito José Gualberto Pereira e da vice-prefeita Rosa Alencar do município de Olho D’Água do Casado, no Sertão de Alagoas. A decisão é do juiz Durval Mendonça Júnior que acatou a Ação de Impugnação de Mandato Eletivo (AIME), movida pelo candidato da oposição José dos Santos (PT), ao cargo majoritário no último pleito eleitoral.

A ação movida pela coligação ‘Olho D’Água para Todos’ questionava a reeleição do prefeito José Gualberto Pereira, que é acusado de captação ilícita de sufrágio e abuso de poder político e econômico. O prefeito teria feito uso do programa social ‘Cartão Cidadão’, para compra de voto, distribuindo meses antes do pleito eleitoral os cartões com pagamento de R$ 30,00 por quinzena.

O juiz eleitoral determinou o imediato afastamento dos impugnados, cujos votos obtidos na eleição de 2012 foram considerados nulos.  Quem deve assumir o município, de forma interina, é o presidente da Câmara de Vereadores do Município, até que novas eleições sejam realizadas em Olho D’Água do Casado.

Mais de 500 cartões foram distribuídos no município e segundo algumas mães de famílias, os pagamentos tinham valores diferentes. A denúncia aponta que assessores do prefeito, no momento que fazia a entrega dos cartões, informavam às famílias que após a eleição, os benefícios repassados pela prefeitura seriam ampliados.