Municípios devem decretar estado de emergência

  • Redação com Agência Alagoas
  • 26/07/2016 09:19
  • Maceió
Agência Alagoas

Quase 40 municípios alagoanos devem decretar situação de emergência devido a seca verde, que vem afetando o sertão. A vegetação do semiárido, tradicionalmente conhecida com o aspecto seco, amarelado e sem vida, apresenta em 2016 uma coloração esverdeada. A vegetação verde aparenta abundância de água, mas ainda falta água para consumo humano e animal em grande parte da região, pois a chuva quando chega é fraca e sem intensidade.

“Certamente vou decretar situação de emergência. Estamos mais uma vez em um ano de seca. Há um trâmite que tem que ser reconhecido pela Defesa Civil dos municípios. Assim que cada cidade cumprir os trâmites legais vou decretar a emergência”, falou o governador.

O governador disse que a ajuda federal permite a retomada de ações emergenciais e solicita que os municípios adiantem as documentações necessárias para o decreto de emergência. Ele testemunhou a seca verde e afirmou que o Estado precisa ter acesso aos recursos legais para combater a seca, como operação carro-pipa e perfuração de poços.