Dr Honório Luís

Médico Honório Luís e Farmaceuta Suzana Ribeiro abordam sobre a Síndrome da Fadiga Crônica no Momento Saúde

Divulgação 456cfe61 1cd3 4bfc 98ab b2a7a2c97ba1

Durante o quadro Momento Saúde na manhã desta terça-feira (02) na emissora de rádio Milênio Fm, em Santana do Ipanema, Sertão de Alagoas, o Médico Honório Luís, do Centro Médico Hebrom e a Farmaceuta Suzana Ribeiro, da Farmácia de Manipulação Formulart abordaram sobre o problema da Síndrome da Fadiga Crônica.

Uma síndrome Médico Honório Luís e Farmaceuta Suzana Ribeiro abordam sobre a Síndrome da Fadiga Crônica no Momento Saúde. Considerada uma doença grave, porém não diminui a expectativa de vida do indivíduo acometido por ela. Sua aparição é mais comum em pessoas jovens e adultos de meia-idade do que em crianças e idosos, e duas vezes mais comum em mulheres que em homens.

Dr. Honório chamou a atenção para algumas possíveis causas dessa síndrome. Quando o indivíduo vai dormir tarde e apresenta dificuldades para acordar, quando não tem uma boa alimentação, se estressa com frequência, sofre com o desanimo, não pratica atividades físicas regulamente, tem dificuldades de concentração (memória fraca), apresenta dores nos músculos e nas articulações, entre outros.

A Farmaceuta Suzana salientou sobre tratamento para essa patologia pode ser realizado com o uso de medicamentos fitoterápicos, como a Rhodiola Rosea, que tem o poder de aumentar a resistência do corpo diante da tensão e do estresse. Ela acaba com os males que costumam prejudicar quem está sob estresse emocional, como as palpitações, a fadiga e as dores musculares. Outro medicamento é o Panax Ginseng, que é indicado para aumentar a capacidade física e intelectual nos estados de esgotamento e fadiga.

Ouça o aúdio do quadro abaixo:

 

Dr Honório Luís e a Farmaceuta Suzana Ribeiro abordam sobre a Andropausa e Testosterona

Giro 102 B2c9758e a61c 4a31 8b74 19cbd9674c15

Nesta terça-feira (25), o Quadro Momento Saúde exibido durante o programa Liberdade de Expressão na Rádio Milênio, abordou a temática sobre Andropausa e Testosterona. Andropausa: também conhecida por menopausa masculina, é a diminuição lenta da testosterona no sangue, que é o hormônio responsável por controlar o desejo sexual, a ereção, a produção de espermatozoides e a força dos músculos.

Testosterona: é um hormônio esteroide, ou seja, formado a partir do colesterol, considerado o principal hormônio masculino, apesar de também ser encontrado em menor quantidade nas mulheres. Nos homens, a testosterona é produzida nos testículos e tem o seu pico na adolescência, quando ocorre o desenvolvimento dos músculos, mudanças na voz, crescimento de pelos e barbas.

De início Dr. Honório Luiz falou sobre a atenção que os homens devem ter ao chegar nos 30 ou 35 anos de idade, pois é nessa fase que a andropausa “aparece”, e vem acompanhada de alguns sintomas que prejudicam o desenvolvimento vital do ser humano, são eles: Obesidade abdominal; Aparência envelhecida; Cansaço; Insônia; Diminuição da massa muscular e da força; Ondas de calor; Transpiração excessiva; Diminuição da libido e das ereções; Sensação de insegurança e indecisão; Depressão e ansiedade; Falta de iniciativa, entre outros. Dr. Honório ainda chama atenção para que os sintomas sejam identificados o mais rápido possível, pois a andropausa pode acelerar o aparecimento do câncer de próstata.

A farmacêutica Suzana Ribeiro diz que os casos de andropausa são frequentes nos homens, mas a falta de informação a respeito, faz com que essa temática não seja tão abordada quanto a menorpausa nas mulheres.
Ela chama atenção para que o sexo masculino tenha mais cautela com os alimentos que estão ingerido, que evitem bebidas alcoólicas, alimentos enlatados ou que passam por uma radiação excessiva, como é o caso de alimentos esquentados no microondas.

Os homens podem manter a juventude e prevenir desde cedo que todos esses sinais se concretizem”, explica a Dra. Os hormônios masculinos, são responsáveis pelo bem-estar, ânimo e disposição.

Para isso, é importante que o homem pratique exercícios físicos e mantenha uma alimentação saudável pois isso faz com que a Testosterona seja reposta no organismo, para isso é importante ingerir beterraba, limão, e fazer uso do hormônio bioidêntico que são hormônios idênticos ao que o corpo produz. Esse tipo de hormônio é desenvolvido em forma de gel e aplicado na pele em uma área sem pelos ou nos testículos , isso evita que o indivíduo, ao fazer uso do mesmo, venha ter efeitos colaterais, pois o medicamento não passa pelo fígado, como os anticoncepcionais, por exemplo.

Dr Honório Luís e Farmaceuta Suzana Ribeiro abordam sobre a Rinite no Momento Saúde

1f5c90b9 bfa0 4499 9827 30b3ee03d05c

Durante o quadro Momento Saúde na manhã de terça-feira (11) na emissora de rádio Milênio Fm em Santana do Ipanema, Sertão de Alagoas, o Médico Honório Luís, do Centro Médico Hebrom e a Farmaceuta Suzana Ribeiro, da Farmácia de Manipulação Formulart abordaram sobre o problema de Rinite.

O que é Rinite? é definido como inflamação ou disfunção da mucosa que reveste a cavidade do nariz e seios da face. A condição é caracterizada por sintomas nasais como obstrução, coriza, espirros, coceira ou alterações do olfato, geralmente durando por mais de uma hora, dois ou mais dias consecutivos.

Ouça o quadro: Clique aqui!

Médico Honório Luís e Farmaceuta Suzana Ribeiro abordam sobre o Libido no Momento Saúde

Ilustração 1359db66 d9c1 4cc3 b886 e70445f94fa1

Durante o quadro ''Momento Saúde'' deste terça-feira (07) na emissora Milênio Fm em Santana do Ipanema, Sertão de Alagoas, o Médico Honório Luís, do Centro Médico Hebrom e a Farmaceuta Suzana Ribeiro, da Farmácia de manipulação Formulart abordaram sobre o: Libido.

O que é o Libido? é a energia natural das pessoas em relação ao desejo sexual. A palavra libido é de origem latina e significa desejo ou anseio. A libido é caracterizada como uma energia aproveitável para os instintos de vida, por se tratar justamente do exercício da sexualidade. A libido de alguém pode ser provocada por algo específico que para uma outra pessoa pode não ser um desencadeador de desejo.

O Médico Honório enfatizou que com o passar do tempo há uma queda na libido, fazendo com que as pessoas percam o desejo sexual e haja uma diminuição “na procura pelo parceiro”. Nas mulheres esse processo pode ser acelerado com a utilização de anticoncepcionais, pois o uso frequente desses medicamentos faz diminuir os hormônios fundamentais para a libido.

Na sequência, a Farmaceuta Suzana Ribeiro falou que alimentação inadequada, assim como a depressão, a ansiedade e o estresse podem interferir na libido tanto para mulheres como homens. Ela destacou alguns alimentos que podem prevenir a diminuição da libido, mantendo-o sempre natural nas pessoas, são eles: gengibre, rúcula e o cravo da índia. O quadro ''Momento Saúde'' é realizado semanalmente as terças dentro do programa Liberdade de Expressão.

Disbiose Intestinal o que é? Dr Honório Luís e Farmaceuta Suzana Ribeiro abordam no Momento Saúde

Giro 102 6437d427 ffeb 4725 8ef7 0fc34c979fc1

Na manhã de terça (31), o Médico Honório Luís, do Centro Médico Hebrom e a Farmaceuta Suzana Ribeiro, da Farmácia de Manipulação Formulart abordaram no quadro ''Momento Saúde'' na emissora de rádio Milênio Fm em Santana do Ipanema, Sertão de Alagoas, sobre o problema da Disbiose Intestimal.

Mais o que é a Disbiose Intestinal? É um desiquilíbrio da flora bacteriana intestinal que reduz a capacidade de absorção dos nutrientes e causa carência de vitaminas. Provoca sintomas como náuseas, gases, diarreia ou prisão de ventre. É uma patologia curável podendo ser tratada através de uma reeducação alimentar orientada por um nutricionista. No entanto, quando a disbiose não é tratada, as bactérias ruins podem migrar para o sangue, podendo causar uma infecção em todo o organismo que, nos casos mais graves, pode levar à morte.

Ouça na íntegra abaixo o aúdio do quadro:

 

Fibromialgia é o tema abordado por Dr. Honório Luís e a Farmaceuta Suzana Ribeiro no Momento Saúde desta terça

Divulgação Feda0d7b 0810 4f6c 8095 48b04eb718cf

Na manhã desta terça feira (17), durante o quadro Momento Saúde no programa liberdade de expressão na emissora de radio Milênio foi abordado sobre Fibromialgia, ou seja,  dores prolongadas por muito tempo. O Médico Honório Luis, do Centro Médico Hebrom e a Farmaceuta Suzana Ribeiro, da Farmácia de Manipulação Formulart, enfatizaram sobre o problema.

A Fibromialgia é um transtorno de dor crônica, bastante comum, que causa o surgimento de dor em várias partes do corpo e que não tem cura. Embora ainda não seja conhecida uma causa específica, é possível que a Fibromialgia surja devido a uma sensibilidade genética ou traumas físicos ou psicológicos, por exemplo.

Para aliviar os sintomas de Fibromialgia, que além da dor por todo o corpo, também podem incluir cansaço frequente, indisposição, distúrbios do sono e rigidez por mais de 3 meses, algumas opções de tratamento são tomar remédios antidepressivos e analgésicos indicados pelo médico, fazer fisioterapia e terapias alternativas, como a acupuntura.

Embora não exista cura, o tratamento ajuda a aumentar a qualidade de vida, permitindo passear e trabalhar sem ter crises tão frequentes de dor. A Fibromialgia afeta tanto homens como mulheres, mas é mais comum no sexo feminino entre os 30 e os 55 anos de idade. O tratamento para Fibromialgia deve ser orientado pelo reumatologista, fisioterapeuta e psiquiatra.

Médico Honório Luís e Farmaceuta Suzana Ribeiro abordam sobre as principais patologias dermatológicas

Giro 102 76513898 b9b1 4899 8447 5195cc89e220

Na manhã desta terça-feira (10), o Médico Honório Luis e a Farmaceuta Suzana Ribeiro participaram quadro Momento Saúde na emisora de rádio Milênio Fm em Santana do Ipanema, Sertão de Alagoas, com a particicipação do Dermatologista Dr. José Roberto.

De início Dr. Honório Luiz questionou ao dermatologista sobre o que ocorre no organismo quando se tem a falta de vitamina "D", ele respondeu que a principal enfermidade é o enfraquecimento dos ossos, e diversas outras patologias na pele, já que esse tipo de vitamina é muito importante para a imunização do corpo, evita o aparecimento de doenças.

O Dr. José Roberto recomenda que para o organismo absorver a vitamina “D”, é necessário se expor ao sol ou repor a vitamina através de tratamentos de ingestão (com auxílio de um especialista, pois a reposição da vitamina “D” sem acompanhamento médico pode causar uma calcificação agressiva nos ossos e artérias).

É possível também complementar os níveis da vitamina “D” através de uma dieta rica em peixes como salmão, sardinha e atum, assim como ovos e o leite e seus derivados (queijo, manteiga).

A vitamina “D” faz a diferença quando o assunto é pele saudável e bonita e os benefícios que ela oferece são inúmeros. Pois ela ajuda a reduzir espinhas, estrias, pele seca,  ameniza o aspecto das rugas, entre outros. Então você só tem a ganhar ao cuidar da manutenção dos níveis de vitamina “D” em seu organismo!

Ouça o aúdio: Clique Aqui!

Médico Honório Luís e Farmaceuta Suzana Ribeiro abordam sobre Afta no Momento Saúde

Divulgação D640f9a6 e972 49ba 9d99 9c1a7655127a

Durante o quadro Momento Saúde da terça-feira (19) com o Médico Honório Luís, do Centro Médico Hebrom e a Farmaceuta Suzana Ribeiro, da Farmácia de Manipulação Formulart, ambos especialistas abordaram sobre a Afta no quadro que é exibido semanalmente as terças dentro do programa Liberdade de Expressão apresentado pelo radialista Gilmar Dionísio na emissora de rádio Milênio Fm em Santana do Ipanema, Sertão de Alagoas. 

As aftas são feridas em geral dolorosas que se formam na parte interna da boca e costumam se desenvolver a partir de pequenas lesões já existentes. Na tentativa de sarar o local, células de defesa migram até ali e acabam despertando uma reação inflamatória exagerada — daí o inchaço e a dor.

As aftas são mais comuns na área interna das bochechas, na língua ou na porção logo abaixo dela. Sua característica mais notável é a cobertura úmida e branca no topo da ferida.

Ouça o quadro: Clique Aqui!

Dr Honório Luís e Farmaceuta Suzana Ribeiro abordam sobre Resfriado no Momento Saúde

Giro 102 7f2db6c4 74b4 4ccf bee1 f2845d45b6cd

Na última terça-feira (08) o Quadro Momento Saúde exibido durante o programa Liberdade de Expressão na Rádio Milênio, Dr. Honório Luis e a Farmacêutica Suzana Ribeiro falaram sobre Resfriado.

O que é resfriado?
 
O resfriado é uma doença causada por vírus que afeta as vias respiratórias. Entre os sintomas mais comuns, estão tosse, espirros, coriza e congestão nasal. O tratamento consiste, basicamente, em repouso, ingestão de líquidos e boa alimentação.

De acordo com uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o resfriado é a maior causa de emissão de atestados médicos. Segundo o levantamento, feito em 2013, 17,8% dos afastamentos daquele ano foram causados por resfriados comuns.
 
Entre crianças e adolescentes de até 17 anos, esse percentual saltou para 39,6% dos afastamentos por atestado médico. Não é para menos: uma criança pode ter até 12 resfriados por ano, contra uma média de 2 a 4 em um adulto.

Além das crianças, outras vítimas fáceis para resfriados frequentes são fumantes, profissionais que têm contato direto com o público e pessoas com imunidade baixa e/ou deficiências no sistema imunológico.

Apesar dos sintomas incômodos, o resfriado não é considerado uma doença grave, e raramente gera complicações. A maior parte dos pacientes sequer precisa de medicamentos para se recuperar.

É provável que, em breve, possa existir uma cura absoluta para os resfriados. Pesquisadores da Universidade Edinburgh Napier, na Escócia, estão trabalhando em um tratamento que pode melhorar a resposta do sistema imunológico às infecções por rinovírus, um dos agentes causadores do resfriado.

Duração

A gripe é uma doença mais forte e grave que o resfriado comum, causada pela família de vírus Influenza. Por isso, geralmente dura mais tempo – enquanto o resfriado não costuma passar de 5 dias, a gripe pode incomodar por um período de 7 a 10 dias.

Complicações
As complicações de resfriado comum são raras e, quando acontecem, costumam atingir a região dos ouvidos e garganta. Já a gripe que não seja tratada adequadamente pode ter desdobramentos mais sérios, como pneumonia, por exemplo.

Transmissão


Os vírus responsáveis pelo resfriado entram no corpo através de três canais: olhos, nariz e boca.

A transmissão de resfriado acontece através de contato direto com os vírus que causam a doença. Esse processo pode ocorrer de algumas formas:

Transmissão de pessoa para pessoa
Você estará exposto ao vírus sempre que tiver um contato que envolva gotículas de saliva com uma pessoa resfriada.

Isso significa que existe a possibilidade de transmissão do vírus sempre que a pessoa resfriada tossir, espirrar, te beijar ou falar perto de você.

Transmissão através de objetos
 

Vírus relacionados ao resfriado podem sobreviver por minutos, horas ou até mesmo alguns poucos dias fora do corpo humano, dependendo da superfície em que estiverem.

Sempre que uma pessoa resfriada tosse ou espirra em algum objeto, ou coloca as mãos em determinado lugar depois de ter entrado em contato com a própria saliva, deixa material viral por ali.

Então, quando uma outra pessoa pega o objeto e em seguida leva as mãos aos olhos, nariz ou boca, sem lavá-las, pode ser contaminada pelo vírus.

Transmissão pelo ar

Os vírus que causam os resfriados também circulam pelo ar. Por isso é importante manter as janelas abertas, principalmente se houver alguém gripado em sua casa ou local de trabalho: se o vírus estiver circulando em um ambiente fechado, é maior a probabilidade de achar novos hospedeiros.

Anticoncepcional é o tema abordado por Dr Honório Luís e a Farmacêutica Suzana Ribeiro no Momento Saúde

Giro 102 C773b3d2 8ac9 4ac1 bcc0 a3460de36c63

Nesta terça-feira (24), durante o Quadro Momento Saúde, exibido durante o programa Liberdade de Expressão na Rádio Milênio, Dr. Honório Luís e a Farmacêutica Suzana Ribeiro enfatizaram sobre os efeitos colaterais que pode ser causados por alguns anticoncepcionais e sobre a importância em saber outros métodos de anticoncepção.

Abordaram sobre a vasectomia, que é um método anticoncepcional não muito procurado por parte da classe masculina já que o mesmo é avaliado como um procedimento que possa causar impotência sexual, sendo essa informação desmentida pelos dois profissionais que comentaram o tema. Relataram também que não vieram confrontar ou mesmo desqualificar a importância dos anticoncepcionais no avanço medicinal do controle familiar que foi uma conquista na área de saúde.

Mas sim, chamar atenção para a função da pílula anticoncepcional, que evita a gestação, e sobre seus efeitos colaterais. Falaram sobre os tipos de anticoncepcionais, que podem causar desde trombose, aumento do nível de triglicerídeos, diminuição da testosterona, variação de humor, irritabilidade e cansaço, até uma alteração nos níveis de cortisol.

Os médicos chamam atenção para que antes de fazer uso desse tipo de medicamento, o paciente leia a bula atentamente, pois existem diversos tipos de anticoncepcionais, e, alguns deles serão abordados no próximo programa, na terça-feira dia 01 de maio.

Ouça abaixo:

 

Comercial (82) 3313.6040 (82) 99812.2189 comercial@cadaminuto.com.br
Redação (82) 3313.2162 (82) 99664.2221 cadaminutoalagoas@hotmail.com