Cidades do interior terão mais shoppings

  • Folhapress
  • 14/04/2013 22:51
  • Cidade

Os moradores de Arapiraca (AL), Sobral (CE), Araxá (MG), Açailândia (MA) e Votorantim (SP) terão algo em comum até o fim do ano: um shopping center. A inauguração do primeiro centro de compras nessas cidades assinala um momento inédito do setor de shopping centers no Brasil. 
Segundo projeções da Abrasce (Associação das Empresas de Shopping Centers), até o fim do ano mais da metade (51%) dos shoppings em operação no país estarão em cidades do interior – serão 261 nesses municípios, ante 244 em capitais. 
Há 20 anos, 85% dos shoppings estavam nas capitais. A virada inédita ocorre graças ao perfil dos empreendimentos que entrarão em operação neste ano. Do total de 48 inaugurações previstas, 34 ocorrerão fora da capitais – desse universo de cidades, 16 receberão pela primeira vez esse tipo de investimento. 
A "interiorização" dos shoppings é um movimento que ocorre há pelo menos uma década, mas ganhou força nos últimos anos, diante do crescimento da renda em cidades médias e da escassez de terrenos nas grandes capitais, entre outros motivos.