Reprodução/MS-TV 14320691663237

Vindos de diversas partes do país, milhares de romeiros lotaram a cidade de Mata Grande, no último domingo (17), para participar de mais uma Romaria do Senhor do Bonfim, promovida pelo padre Sizino Lemos Teles Júnior, mais conhecido como Padre Sizo de Santa Teresinha do Menino Jesus.

O dia ainda nem tinham amanhecido direito e os fiéis já estavam chegando na cidade para não perder um momento sequer da romaria. O agricultor José Feliciano da Silva, morador do Sítio Chã, zona rural de Inhapi, foi o primeiro romeiro a chegar no santuário. Ele saiu de casa por volta das 3h30 e percorreu cerca de 10 quilômetros a pé.

Quando o dia amanheceu, a cidade que é conhecida como terra de Santa Teresinha do Menino Jesus estava ficando pequena para tanta gente e veículos. Comerciantes da cidade e vendedores ambulantes vindos de diversos lugares aproveitam a oportunidade para lucrar.

Esse é o caso do vendedor José Roberto, que saiu de Caruaru, agreste Pernambuco, para comercializar meias durante a romaria. Ele disse que vendeu muito e que pretende retornar para outros eventos religiosos promovidos no município.

As caravanas de romeiros que chegavam desde o início da manhã eram recepcionadas por Padre Sizo no Santuário de Santa Teresinha, onde uma multidão compareceu para receber a benção do padrinho. O romeiro José Roberto Moreira, morador de Mata Grande, disse que todo os anos faz questão de pedir a benção do sacerdote.

Mas não é só isso, muitos foram também para pagar e fazer promessas. Foi o que fez a Dona Maria Anunciada, moradora do Sítio Furnas, zona rural de Itaíba – PE. Ela foi curada de uma enfermidade, depois de fazer uma promessa para Santa Teresinha do Menino Jesus e foi ao santuário para rezar um Pai Nosso e uma Ave Maria, de joelhos, ao lado da imagem da Santa, conforme havia prometido.

Outros romeiros foram ao santuário somente para admirar a parte interna, que foi a primeira obra a ser concluída. É o caso da romeira Roselma, moradora de Arapiraca, que visitou o santuário pela primeira vez. Ela disse que ficou encantada com o lugar e que pretende voltar outras vezes.

As obras do santuário teresiano ainda não foram concluídas, mesmo assim, o que já está pronto deixa muita gente admirada. O romeiro José Nepomocino Carvalho, morador da cidade de Ibimirim, em Pernambuco, ficou encantado com o resultado da obra que segundo ele tem acompanhado desde o início.

A construção do santuário é um projeto de quase 20 anos que vem sendo executado por Padre Sizo. Ainda não há previsão de conclusão, mas a cada passo das obras o sacerdote diz que ver o sonho sendo realizado e que não ver a hora de poder convidar os romeiros para festejar a conclusão dos trabalhos.

Ainda terminando as obras de uma capela, Sizo já deu início à construção da cúpula, que é uma das partes mais vistosas do santuário. Por enquanto um emaranhado de ferros é o que dar forma ao projeto, mas o matagrandense Come Paz de Oliveira já consegue enxergar o resultado final e garante que vai ficar muito bonito.

De volta para a romaria, com tudo pronto para a procissão do Senhor do Bonfim, Padre Sizo organizou uma multidão de romeiros atrás de um trio elétrico que saiu da entrada da cidade até o santuário. Antes de chegar ao destino, os fiéis cantaram e rezaram com padre pelas principais ruas da cidade.

Uma romaria de motociclistas, vinda dos municípios de Carneiros e São José da Tapera, fez um show à parte que impressionou a todos. O organizador é o secretário adjunto da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), Edilson Ramos. Segundo ele, este ano participaram da romaria 1.792 motociclistas, sem contar com os passageiros que a maioria trouxe. O mesmo assegurou que no ano que vem todos estarão de volta e em número ainda maior.

A multidão de romeiros parecia satisfeita com o que já tinha visto, mas as surpresas só estavam começando. Um helicóptero realizou o derreamento de várias flores durante todo o percurso dos fiéis em procissão pelas ruas da cidade até chegar ao santuário. A mesma coisa foi feita no ano passado, mas este ano o destaque foi maior porque a aeronave sobrevoava a romaria do início ao fim.

O deputado estadual Inácio Loiola esteve presente durante todo o percurso da romaria do Senhor do Bonfim que terminou pouco depois do início da tarde, no Santuário, onde Padre Sizo se despediu de todos os romeiros.

Para a reportagem, Sizo disse que a cada ano o número de fiéis que participa da romaria tem aumentado e isso tem contribuído para o desenvolvimento econômico de Mata Grande. Conforme o padre, esse é apenas o começo, já que pretende construir daqui a dois anos, no alto de uma serra, com vista para a cidade, uma estátua de Santa Teresinha do Menino Jesus, com 36 metros de altura, que será a maior já construída da santa no mundo.

O sacerdote sertanejo aproveitou a oportunidade para criticar a gestão municipal por não lhe apoiar na realização dos eventos religiosos. De acordo com ele, a falta de apoio dificulta, mas não vai atrapalhar a realização dos projetos que tem para o município.

Assista ao vídeo: