Rs=w:350,h:263,i:true,cg:true,ft:cover?cache=true

Mais um ano, mais um aniversário da querida Senador Rui Palmeira e como tradição, o prefeito Joãozinho e toda equipe que compõe a Prefeitura Municipal de Senador Rui Palmeira, montaram uma grande programação para comemorar os 33 anos de Emancipação Política. Dando ênfase e destaque as obras que foram entregues e inauguradas seguindo uma tradição do governo anterior do então ex-prefeito Siloé Moura.

Dando inicio a programação, no dia 13 (quarta-feira) às 5 horas da manhã após a queima dos 33 tiros em simbolizando os 33 anos, a Banda Fanfarra Wilson Moura percorreu as principais ruas da cidade tocando canções e o hino da cidade, a famosa Alvorada, em seguida na frente à prefeitura municipal foi-se tocado e cantado os hinos nacional e municipal, cerimônia marcada pelo hasteamento dos pavilhões.

O Pároco Edivaldo celebrou uma missa em ação de graças e em seguida, dando continuidade foi inaugurada a bela Praça da Matriz, obra realizada com recursos próprios.

O Prefeito Joãozinho destacou a importância das obras que estão sendo inauguradas no município e pediu a população para que cuidem, preservem e fiscalizem o patrimônio público para que a cidade continue sempre bela e aconchegante para seus munícipes e visitantes.

Logo mais às 15 horas aconteceu o desfile cívico com a Banda Fanfarra Municipal Wilson Moura e bandas das cidades de Carneiros, Cacimbinhas, Maravilha e com o Corpo de Bombeiro Civil da Instituição COBRA, percorrendo e abrilhantando as principais avenidas da cidade de Senador Rui Palmeira.

No dia 14 as atenções foram voltadas para a comunidade do Sítio Cava Ouro, no qual foi entregue 200 cisternas do Programa 2ª Água. Participaram da entrega o Secretário Adjunto de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos Edilson Ramos, Presidente do CONDRI Gildo Rodrigues, Prefeito João Carlos, Secretária de Governo Jeane Moura, Secretário de Agricultura Edimário Rodrigues, Vereadores e demais secretários Municipais.

O Subsecretário Edilson Ramos falou da extrema importância que é levar água para cada família do sertão alagoano, e o programa 2ª água não leva apenas água, mas sim mão de obra e cultivo para as famílias beneficiadas, cada família recebe um Kit do Programa: um barreiro, uma cisterna de 16 mil litros de água, um curral com três ovelhas e três cabras e uma horta para cultivo de alimentos.

O Secretário Edimário deu destaque à multiplicação do projeto com o cultivo das ovelhas e cabras, no planejamento das famílias com o cultivo e produção de alimentos e também da ampliação do projeto para que cada casa tenha duas cisternas. Agradeceu o empenho da Equipe de ADL – Agente de Desenvolvimento Local no cadastro das famílias.

O prefeito Joãozinho e Secretária de Governo Jeane Moura fizeram destaque a grande seca que o município vem enfrentando e que o governo se empenha cada dia mais para não deixar faltar água na casa das famílias na zona rural do município, seja com projetos, seja com caminhões pipa e na construção de uma grande barragem pública no município, para que o acesso a água seja facilitado cada vez mais, A secretária Jeane Moura agradeceu em especial ao Secretário Edimário Pelo empenho e determinação frente à Secretaria de Agricultura. 

Em seguida foi inaugurada a reforma da Escola Municipal de Educação Básica Manoel Vieira da Silva. O Secretário de Educação Anderson Lisboa agradeceu o comprometimento do governo na realização das reformas das escolas municipais do município, dando ênfase ao compromisso da equipe que compõe a escola, pais e alunos para que a escola esteja sempre cuidada e conservada, que um bom se vem a partir de uma boa estrutura de trabalho.

A Secretária de Governo Jeane Moura agradeceu aos pais e alunos presentes e em especial a Dona Luzinete que doou uma parte do seu terreno para a construção de uma quadra ao lado da Escola, que a mesma tem previsão de entrega em pouco mais de um mês. Falou do compromisso com o povo rui palmeirense e importância de uma estrutura de qualidade para com o ensino. 

Seguindo a programação, o dia 15 foi marcado com a grande inauguração da Creche Municipal Professora Leonora da Conceição, no qual reunião uma grande quantidade de pessoas para prestigiar e conhecer uma das mais importantes conquistas do Governo que iniciou-se no governo do ex-prefeito Siloé Moura e foi finalizada no Governo Trabalhando Ainda Mais do Prefeito João Carlos Rodrigues.

Estiveram presentes o Deputado Estadual Inácio Loiola, o Prefeito Joaozinho, Secretários Municipais, Vereadores e lideranças dos municípios vizinhos. Dando abertura ao avento a Secretária de Governo Jeane Moura agradeceu a presença da população, pais, alunos e corpo docente que irá compor a creche e destacou a importância dessa grande conquista para a educação da população rui palmeirense em termos de qualidade e estrutura para o ensino.

Sendo sucinto em sua fala o deputado Estadual Inácio Loiola destacou a importância da gestão no crescimento do município e o quanto Senador Rui Palmeira mudou nos últimos dez anos de gestão dos prefeitos Siloé Moura e João Carlos. Mostrou-se disposto a contribuir com o crescimento e educação do município. 

A professora Maria Gorete falou um pouco da História da Professora homenageada, na qual a creche leva o nome, Professora Leonora da Conceição. A professora Leonora nasceu no dia 4 de julho de 1969 na cidade de Santana do Ipanema, filha caçula de Audália Ferreira dos Santos, esposa de Manoel Rodrigues da Paz e mãe de 4 filhos: Arthur Vinicius Conceição Rodrigues Paz, Ibraim Conceição Rodrigues Paz, Dimitri Conceição Rodrigues Paz e Maria Rita Conceição Rodrigues Paz. Faleceu no dia 30 de maio de 2001, faltando apenas um período para concluir sua escolarização superior no FABEJA em Belo Jardim – PE, no qual cursou até o 7º período em abril de 2001.

E a programação não para por ai, a noite foi marcada pela cultura e talentos rui palmeirenses abrilhantando ainda mais a belíssima festa de emancipação política. Iniciante na programação do evento anual, as atividades teatrais com o grupo Jovens do Futuro, Apresentações de Capoeira e concursos de dança foram sucesso atraindo centenas de pessoas para a Praça de Eventos Governador Luíz Abilio de Souza Neto. No concurso de dança tivemos a premiação do 1º ao 3º colocado: 

  • 1ª Colocada: Jenniffer 

  • 2º Colocado: Grupo Alisson Ângelo 

?

  • 3º Colocado: Grupo Ana Ires 

?

No último dia da programação as atividades esportivas foram iniciadas as 7 horas da manhã com corridas de jegue, a famosa e tradicional ‘jecana’, corrida ciclística, corrida de ovo, corrida pedestre e corrida de saco. Uma forma de incentivo a cultura esportiva do município o torneio municipal de Emancipação Política iniciou-se às 10 da manhã e encerrou-se as 17:00. Todas as atividades esportivas tiveram premiações para os competidores os vencedores.

Corrida de Ovo:

  • 1º Colocado: André Morais              
  • 2º colocado: Wanderson Soares

Corrida de Saco:

  • 1º Colocado:  Gilânio Silva               
  • 2º Colocado: Alison Ângelo

Corrida de Jegue:

  • 1º Colocado: José Edilson (jegue Badoque)             
  • 2º Colocado: Reninson Nascimento (jegue Rodrigo)

Corrida Ciclística:

  • 1º Colocado: Nego da Silva
  • 2º Colocado: Eduardo da Silva

Corrida Pedestre Feminino:

  • 1ª Colocada: Kary Balbino
  • 2ª Colocada: Graciele Soares

Corrida Pedestre Masculino:

  • 1º Colocado: João Paulo
  • 2º Colocado: Jair Moura

Torneio de Emancipação:

  • 1º Colocado: Equipe Grêmio – Comunidade Cabeça do Boi
  • 2º Colocado: Equipe Barcelona – Comunidade Cava Ouro
  • 3º Colocado: Equipe Tabajara – Senador Rui Palmeira

?As 22 horas a banda Mô Fio deu início ao encerramento da Festa de Emancipação  Política, em seguida Samyra Show e forró 100% abrilhantaram ainda mais a festa, para encerrar a Banda Amores.com tocou até o amanhecer do dia, encerrando assim os festejos e a programação dos 33 anos de Emancipação Política de Senador Rui Palmeira. O prefeito Joãozinho agradeceu a todos os visitantes pela presença e por prestigiar todos os anos essa bela festa.

  • Senador Rui Palmeira
  • Origem e Desenvolvimento

Localizado em Alagoas, o município de Senador Rui Palmeira teve sua origem após a emancipação política junto ao município de Santana do Ipanema. O nome atribuído ao município é uma homenagem ao Senador Rui Soares Palmeira.

Por volta de 1940 Antônio Afonso de Melo, vindo de Palmeira do Índios, instalou uma fabrica de cordas na região, hoje ocupada pela sede do município de Senador Rui Palmeira. Ela utilizava como matéria-prima o coroá, planta de pouca folhagem que era encontrada com facilidade na região.

Em torno dessa atividade cresceu um reduzido povoado. Havia apenas casebres feitos de taipas pertencentes aos funcionários da fabrica de coroá. E em 1942, por conta da industrialização do coroá esta progressista cidade recebeu o título de usina.

O inicio das atividades comerciais com características de feira livre deu-se em 30 de outubro de 1943. Realizou-se nesta data a celebração da primeira missa pelo cônego José Bulhões.

Em 1945, José Rodrigues Fontes montou um alambique para venda e produção de cachaça.

Recebeu o topônimo Riacho Grande em razão de estar localizado a margem do Riacho Grande, rio temporário que perpassa o lugar e no inverno com as chuvas obtém uma razoável largura. Foi com esse nome, Riacho Grande, adotado definitivamente pela população e ratificado pelo missionário Francisco Capuchinho Frei Damião de Bozzano, que o povoado desenvolveu. Nesta época Riacho Grande ainda era pequeno distrito de Santana do Ipanema

Fonte: Wikipédia