14325242324054

Nos últimos dias 21 e 22 de maio a Secretaria Municipal de Educação, com o apoio da Prefeitura Municipal de Senador Rui Palmeira, realizou a 1ª Conferência Plano Municipal de Educação com o objetivo de estabelecer com a população Rui Palmeirense os consensos e acordos necessários sobre as metas estabelecidas para os próximos dez anos. A discussão sobre o PME, linha base para as mudanças dos indicadores de qualidade da educação da rede de ensino do município, cujo projeto deve ser encaminhado à câmara municipal ainda este mês de maio.

O PNE sancionado pelo Governo Federal (Lei 13.005/2014) em junho de 2014, o Plano Nacional de Educação (PNE) estabeleceu prazo de um ano para que estados e municípios do país elaborassem suas diretrizes educacionais para os próximos dez anos.

A Secretaria Municipal de Educação está elaborando o plano municipal de educação (PME), juntamente com a equipe técnica e várias subcomissões da educação dos diferentes setores estratégicos públicos e da sociedade organizada, estão empenhados na elaboração do Texto-Base, que será discutido com a categoria da Educação, Governo e Sociedade Civil no fórum de apresentação do PME.

O fórum teve sua abertura com a formação da mesa gestora organizada e distribuída com o Secretário de Educação Ânderson Lisboa, Secretária de Governo Jeane Moura, Coordenadora de Educação Rejane Moura, Coordenadora do PNE Socorro Rocha, Conferencista Professor Javan Sami e a Presidente do FUNDEB Professora Cleide Farias, ressaltando a ausência dos vereadores municipais por estarem em sessão no mesmo dia e hora. Logo após o Hino Municipal o grupo Jovens do Futuro fizeram uma apresentação teatral “Deu a Louca em Romeu e Julieta” abrindo e abrilhantando o evento.

O Secretário de Educação Ânderson Lisboa falou um pouco sobre o futuro da educação do município nos próximos dez anos, a importância da discussão, das palestras e estratégias de acordo com as Leis de Diretrizes e Bases da Educação – LDB, que seriam elaboradas e postas em prática no evento para que logo após fosse encaminhado ao poder executivo transformado em projeto de lei e encaminhado para a Câmara para análise e discussão dos vereadores, para então ser aprovado ou não e encaminhado para o executivo para que seja sancionado e transformado em Lei para os próximos dez anos. Ressaltou o momento histórico para o município, e que Senador Rui Palmeira é um dos primeiros municípios do sertão alagoano a chegar nessa etapa final.

A Coordenadora do PME Socorro Rocha Fez uma abordagem e explicação sobre os objetivos e planos do PME. Sendo bastante clara em suas palavras, ressaltou passo a passo as diretrizes do Plano Municipal de Educação.

A Secretária de Governo Jeane Moura agradeceu a todo corpo docente que se fez presente na audiência pública, saudando a todos e ressaltando também a importância da análise com responsabilidade, tendo uma visão diferente para a educação, mas com cautela e dentro das condições do governo, da realidade do município.

A Coordenadora de Educação Rejane Moura fez a leitura de Ata do PNE.

Após as apresentações e dando continuidade a audiência pública, no dia 22 (sexta-feira) foram elaboradas as metas, traçados os objetivos e formados os grupos para discussões, análises, estratégias, sugestões, contribuições, explicações e formação do PME para o futuro da educação do município de Senador Rui Palmeira.