TV Educativa inova com O Trem da História

  • antoniomelo
  • 24/05/2009 13:05
  • Maceió

Com a proposta inovadora de levar o telespectador a uma viagem através do tempo pelos fatos que marcaram a história de Alagoas e do Brasil, estréia, amanhã,(25), na TV Educativa de Alagoas, emissora integrante do Instituto Zumbi dos Palmares de Rádio e Televisão (IZP), o programa “O Trem da História”, que será exibido todas as segundas-feiras com reprises nas terças quintas e sextas.

 

A iniciativa tem como objetivo relembrar de forma didática e ao mesmo tempo lúdica, episódios ocorridos no Estado, usando uma linguagem simples e acessível a todos.

 

Para realizar esta “viagem” pelo tempo, a equipe do programa utilizou a figura da Maria Fumaça, recém restaurada pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos — CBTU, para ajudar o telespectador a viajar junto com o programa. Os fatos serão narrados pelo jornalista e historiador João Marcos Carvalho, que estará a bordo da locomotiva. Para auxiliar na exposição dos fatos, serão utilizadas imagens fotográficas, documentos sonoros, escritos e cinematográficos.

 

Segundo João Marcos, apresentador e idealizador do programa, os microdocumentários, de 5 minutos cada um, passam-se dentro da Maria Fumaça, que vai percorrer a linha do tempo e parar em estações imaginárias, compondo os anos em que os episódios foram registrados.

 

“Os telespectadores vão ser informados sobre acontecimentos históricos de modo que possam entender com clareza o contexto do fato específico enfocado em cada episódio”, informa Anete Carvalho, editora-executiva do programa.

 

Para essa temporada, serão gravados vinte episódios sobre fatos ocorridos na capital alagoana e vinte no interior do Estado. Nesta edição, serão exibidos programas sobre o afundamento do navio Itapagé, que aconteceu na costa de Alagoas durante a II Guerra Mundial; o tiroteio na Assembleia legislativa de Alagoas, em 1957, que resultou em um morto e oito feridos; o impeachment do ex-governado Suruagy, em 1997; a história dos faróis de Alagoas e a sua importância para a navegação marítima; a fundação da Academia Alagoana de Letras; e a suposta revoada de discos voadores em Maceió, entre outros fatos ocorridos no Estado.

 

O telespectador está convidado a fazer essa viagem pelo tempo a bordo de “O Trem da História” todas as segundas-feiras às 22h30, com reprises na terça as 22h30, na quinta às 12h15 e na sexta às 23h30, pela TV Educativa, canal 3 (TV aberta) e canal 6 (sistema local de TV a cabo Net).

 

O programa “O Trem da História” faz parte da nova grade de programação da TV Educativa para 2009, que estréia a partir de amanhã, segunda-feira.