14361543377271

O portal Minuto Sertão, integrante do grupo Cada Minuto, completou quatro anos de existência, neste sábado (4), e comemorou a data com uma festa, realizada na churrascaria O Carreteiro, na cidade de São José da Tapera. Na ocasião, também foi realizada a quarta edição do Prêmio Evandro Cardoso, uma premiação jornalística interna oferecida aos melhores do ano.

O evento contou com a presença de diversos profissionais de imprensa, empresários, autoridades municipais e outros convidados, além de integrantes do portal e familiares de Evandro Cardoso, ex-integrante do site, que dá nome à premiação.

Participando pela quarta vez, o jornalista Helio Fialho, a esposa Vânia Resende e o amigo Diomedes Rodrigues, vereador por Pão de Açúcar, estiveram presentes na festa. Fialho é integrante da redação do Minuto Sertão há quatro anos.

O jornalista Diego Barros, recém integrante da equipe do site, participou pela primeira vez e trouxe consigo a mãe, Izabel Melo, os irmãos Darlan Barros e Daniel Barros, além de outros amigos. Quem também compareceu, pela quarta vez seguida, foi o colunista Jota Júnior, junto com a esposa Michelle Soares, o sobrinho Felipe Sena e outros familiares.

Os vereadores taperenses José Arnaldo e Luciano Maia também se fizeram presentes para prestigiar a festa, assim como o diretor administrativo da Rádio Tapera FM, radialista Mano Martins, que compareceu com a esposa, filhas e outros familiares.  Os filhos de Evandro Cardoso, Ana Júlia e Igor, também estiveram presentes junto com a mãe Gal Santos. A jornalista e blogueira Gracinha de Souza não pôde comparecer, mas enviou o jovem Romário Rodrigues como representante.

A solenidade foi moderada pelo radialista e também colunista do Minuto Sertão Amilton Ramos, contando com a assistência das elegantes Mariane Santana e Gabryela Martins. Durante a festa, houve a apresentação musical do cantor Flávio Monteiro e Banda.

O diretor do Minuto Sertão, radialista e jornalista Jota Silva, deu início ao evento com uma homenagem a Evandro Cardoso, morto em um acidente com carro, em 2012. O mesmo foi premiado com o troféu de Melhor Repórter do Minuto Sertão, uma homenagem pela dedicação, companheirismo e apoio que deu ao site.

O troféu foi entregue aos pais dele, Dona Ivete Barros e Seu Edgar Cardoso. A premiação proporcionou um momento de forte emoção entre as pessoas presentes, principalmente os familiares do homenageado. “Mesmo adoentada, como estou, não poderia faltar a essa homenagem ao meu filho que permanece vivo em meu coração. Obrigada a todos pela homenagem. Agradeço em nome de toda a família”. Disse Dona Ivete.  

Em sua fala, Jota Silva, se emocionou e não conteve as lágrimas ao falar de Evandro Cardoso. “Ele foi importante na fase mais difícil do Minuto Sertão, o início. Estava cheio de planos para o site, entre eles a montagem de um escritório em São José da Tapera. Dar o nome dele a essa premiação é uma maneira de mantê-lo vivo no site.” Disse.

A premiação

O Prêmio Evandro Cardoso foi criado pelo jornalista Jota Silva, em 2012, para homenagear o ex-blogueiro do site que morreu de maneira trágica, em fevereiro do mesmo ano. O evento aconteceu por dois anos seguidos na cidade de Delmiro Gouveia, um em Pão de Açúcar e agora em São José da Tapera. O próximo deverá ser em Inhapi.

O grande vencedor deste ano, na categoria Melhor Repórter, foi o jornalista Diego Barros, com 70,6% dos votos. O mesmo também foi vencedor em outras duas modalidades: Melhor Fotografia (77,2%), com a imagem do matadouro de São José da Tapera em situação irregular; Melhor Reportagem (73,5%), com “Agricultor busca água embaixo da terra seca da caatinga para plantar o ano inteiro - Diego Barros”.

Em discurso, Barros falou sobre a emoção de ser agraciado com o Prêmio nas categorias em que se saiu vencedor e parabenizou ao portal pelos quatro anos de existência. O mesmo finalizou oferecendo os prêmios à mãe e os irmãos que o acompanhavam na ocasião.

Na categoria Melhor Colunista, novidade do prêmio este ano, o vencedor foi o blogueiro e professor Amilton Ramos, com 33,1% dos votos. “Estou muito feliz hoje. Tenho me dedicado muito para atualizar minha coluna no site, mas confesso que não esperava me sair vencedor nessa categoria. Obrigado a todos.” Disse Ramos.

O jornalista e radialista Jota Silva venceu em duas categorias: Blog Mais Acessado, com o registro de 69.936 acessos; Matéria Mais Acessada, “Policial rodoviário federal é morto enquanto atendia ocorrência de acidente fatal em Canapi”, que obteve 28.386 acessos. Essas últimas duas modalidades dependem apenas de dados estatísticos registrados pelo site, já as demais foram submetidas a votação popular na internet e técnica através dos jornalistas do Cada Minuto.

Em sua fala, Silva disse que estava feliz pelo fato dos números estatísticos o indicarem nas categorias em que se saiu vencedor e atribuiu o resultado à dedicação diária que tem disponibilizado para o portal de notícias. O jornalista aproveitou a oportunidade para agradecer aos leitores e ao grupo Cada Minuto, na pessoa do diretor Carlos Melo, pelo sucesso do site nesses quatros anos de existência.

Ao fim da premiação, todos cantaram uma música de parabéns para o site e para a jovem Laura Cardoso, também aniversariante do dia. Foi oferecido um jantar para todos os participantes, ao som do cantor Flávio Monteiro e Banda.

O evento foi patrocinado pelos deputados Ronaldo Medeiros e Carimbão Júnior, prefeitos Zé Cícero (Inhapi) e Fabiano Ribeiro (Pariconha), secretária de governo de Senador Rui Palmeira, Jeane Moura; secretário de finanças de Água Branca, Rodrigo Dorinha e Tenorinho Malta (Inhapi).

A organização da festa foi realizada pelo vereador Felipe Cardoso e família. A cobertura em áudio, vídeo e fotografias foi realizada pelo JF Stúdio, site Tapera Notícia Vivo e rádio Tapera FM.