Rs=w:350,h:263,i:true,cg:true,ft:cover?cache=true

A prefeitura de Canapi, por meio das Secretarias Municipais de Saúde e Educação, realizou na última sexta-feira (10 de julho de 2015) o II Seminário Municipal do Programa Saúde na Escola. O evento faz parte das ações do Programa Saúde na Escola (PSE), de educação permanente e capacitação dos profissionais e aconteceu na quadra poliesportiva da escola municipal Presidente Tancredo de Almeida Neves. Estiveram presentes o secretário municipal de Saúde - José Vieira; a secretária de Educação - Janaína Tenório, secretária de Nutrição e Segurança Alimentar- Joeliza Tenório; e o assessor da prefeitura Anderson Horácio, que esteve representando o prefeito Celso Luiz na ocasião.

"A Escola é a área institucional privilegiada deste encontro da educação e da saúde, sendo o espaço para a convivência social e para o estabelecimento de relações favoráveis à promoção da saúde pelo viés de uma Educação Integral. Por esse motivo, digo que, ações como essas ajudam a desenvolver ainda mais a educação e a saúde de Canapi. Parabéns aos organizadores e também aos participantes que aproveitaram mais uma oportunidade de discutir e aprender junto com os demais" destaca Celso Luiz - Prefeito de Canapi.

De acordo com o secretário de saúde José Vieira, a finalidade é ampliar os conhecimentos de saúde pelo bem estar das crianças e adolescentes, onde profissionais em saúde e educação contribuam compartilhando suas experiências acadêmicas. "O Programa Saúde na Escola (PSE) visa a integração e a articulação permanente da Educação e da Saúde, proporcionando melhoria da qualidade de vida dos educandos" disse.

Na ocasião, foram realizadas várias palestras com diversos temas como, Vigilância Alimentar e Nutricional; Promoção da Alimentação Saudável; Importância e uso da fortificação infantil com micronutrientes (NutriSUS) nas creches; Direitos sexuais e reprodutivos das DST/AIDS; prevenção ao uso de álcool, tabaco, crack e outras drogas; Prevenção das violências; Desenvolvimento Infantil e Promoção de Saúde nas Escolas.

Durante o encontro foram servidos lanches e o almoço na própria escola para todos os participantes e, segundo o assessor da prefeitura, Anderson Horácio, o dia foi bastante produtivo. "Encontros como este são sempre muito proveitosos. Todos estão de parabéns" comentou Horácio.

A secretária de Educação Janaína Tenório explicou que este programa tem como meta contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção da saúde, de prevenção de doenças e de atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino.

"O programa propõe atividades de prevenção, diagnóstico e promoção da saúde, além de promover educação, capacitação dos profissionais (educação e saúde), monitoramento e avaliação da saúde dos estudantes através dos sistemas de informação SIMEC e E-SUS" explica Josenilda Matias uma das organizadoras que faz parte da educação municipal.

O Programa Saúde na Escola 

De acordo com informações publicadas pelo portal do MEC, o Programa Saúde na Escola (PSE) visa à integração e articulação permanente da educação e da saúde, proporcionando melhoria da qualidade de vida da população brasileira.  O PSE tem como objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino.

O público beneficiário do PSE são os estudantes da Educação Básica, gestores e profissionais de educação e saúde, comunidade escolar e, de forma mais amplificada, estudantes da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Ainda de acordo com o MEC, as atividades de educação e saúde do PSE ocorrerão nos Territórios definidos segundo a área de abrangência da Estratégia Saúde da Família (Ministério da Saúde), tornando possível o exercício de criação de núcleos e ligações entre os equipamentos públicos da saúde e da educação (escolas, centros de saúde, áreas de lazer como praças e ginásios esportivos, etc.).

Ao final o texto explica que, para o alcance dos objetivos e sucesso do PSE é de fundamental importância compreender a Educação Integral como um conceito que compreende a proteção, a atenção e o pleno desenvolvimento da comunidade escolar. Na esfera da saúde, as práticas das equipes de Saúde da Família, incluem prevenção, promoção, recuperação e manutenção da saúde dos indivíduos e coletivos humanos.