Rs=w:350,h:263,i:true,cg:true,ft:cover?cache=true

Com cerca de 200 participantes começou no espaço multiventos Wilson Moura a VI Conferência Municipal de Saúde de Senador Rui Palmeira que trouxe como tema central de discussão "Saúde Pública de Qualidade para Cuidar Bem das Pessoas: Direito do Povo Brasileiro". A solenidade de abertura contou a presença do Secretário Municipal de Saúde, Sr. José Marcos, o Prefeito João Carlos Rodrigues (Joaozinho), a Secretaria de Governo Jeane Moura, Presidente do CMS José Gilson, Secretária de Finanças Florací, Moura, Secretário de Obras Hélio Rodrigues, Secretário de Meio Ambiente Zaede Aquino, Secretário de Educação Anderson Luiz, Além dos vereadores Augusto, Renisson, da vereadora Liliane Malta e convidados dentre eles o conferencista Dr. Sidney José dos Santos.

No discurso de abertura o secretário José Marcos falou sobre a Conferência como momento decisivo para saúde, pois abre discussões para a melhoria de um setor em que a população tanto busca serviços de qualidade. "Aqui serão discutidas e aprovadas às propostas que serão apresentadas na Conferencia Estadual de Saúde e consequentemente na Nacional. Então, este é momento em que o povo pode ativar a voz e pontuar as necessidades enfrentadas por eles nos serviços de saúde. É bom lembrar que as propostas aprovadas na Conferência Nacional de Saúde serão colocadas em prática nos próximos quatro anos", afirmou.

O presidente do Conselho Municipal de Saúde, José Gilson, falou que o gestor municipal e o município estão de parabéns, pois as ações vêm de encontro às necessidades da população. “Ouvir o usuário e suas necessidades fortalece a gestão democrática e participativa”.

Em seu discurso, o prefeito Joaozinho, falou que a Conferência de Saúde é sempre um momento de reflexão para entendermos a situação da saúde de nosso município.

 “A Conferência de nosso município foi mais um marco na saúde do município, tivemos a participação de muitas pessoas de todos os segmentos com propostas muito bem posicionadas”.  Ressaltou ainda que como secretária juntamente com o prefeito e com as pessoas que buscam o melhor para o município sempre irei fazer o melhor pra servir ao nosso povo ruipalmeirense com uma saúde de qualidade para todos. Como usuária do SUS, me sinto orgulhosa de participar de um evento como este. Exaltou Jeane Moura.

O encerramento da IV Conferência Municipal de Saúde aconteceu às 16horas, sendo apresentadas e votadas diversas propostas para serem levadas para a VIII Conferência Estadual de Saúde, que será realizada de 4 a 7 de agosto, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, na capital alagoana.

Na VI Conferência de Saúde de Senador Rui Palmeira, foram eleitos quatro delegados entre titulares e suplentes. Os escolhidos foram: GESTÃO: José Marcos da Silva (titular) e Maria Alves Rodrigues (suplente); TRABALHADORES: Maria Denice de Jesus Lima (titular) Silvana Brito dos Santos (suplente); USUÁRIOS: José Gilson dos Santos (titular), Elda Maria Souza Silva (titular), Lusenira Maria da Conceição (suplente) Claudineide de Abreu (suplente), os quais participarão das atividades da VIII Conferência Estadual de Saúde, no período de 4 a 7 de agosto do ano em curso.