Rs=w:350,h:263,i:true,cg:true,ft:cover?cache=true

Realizada há sete anos, a Festa do Carro de Boi de Inhapi, promovida pela prefeitura municipal, bateu recorde de público este ano. A estimativa da organização é que mais de 30 mil pessoas tenham participado do evento que foi realizado no último sábado (25), com encontro de carreiros e shows em praça pública.

Como acontece desde que foi realizada pela primeira vez pelo Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do município (STTRI), a programação da festa teve início durante a manhã, com o maior encontro aberto de carreiros do Brasil. A organização divulgou que este ano foi registrada a presença de mais de 700 participantes.

Vindos de diversas cidades da região, com seus carros de boi, carroças de burro e carrinhos de carneiro, os agricultores lotaram o espaço que foi aberto em meio a um matagal, a margem da AL-140, no Sítio Boa Vista, zona rural do município. Zé de Almeida e Os Bridões de Ouro animaram a festa, com suas cantorias e poesias em forma de toada.

Todos os carreiros presentes participaram de um sorteio de brindes, entre eles oito carros de boi novos. O agricultor Cícero de Oliveira, morador do município, diz que vem todos os anos apostando na sorte de ganhar um carro de boi novo, mas lamenta que a ainda não conseguiu. “Vou continuar tentando, quem sabe se no ano que vem não é minha vez”, completou.

Representando o Governo do Estado, a secretária estadual de cultura, Mellina Freitas, compareceu à festa. “É um evento especial, porque resgata e fomenta essa atividade tão tradicional para o povo sertanejo, que é a produção e manutenção dos carros de boi”, disse.

Quem também esteve presente foi o secretário estadual de agricultura, Álvaro Vasconcelos, que falou sobre a importância dos carreiros na produção de alimentos agrícolas na região. “Eles são tradicionalmente responsáveis pela produção de alimentos de nosso estado e merecem respeito porque fazem isso mesmo diante das dificuldades adversas encontradas na região.” Completou.

O deputado estadual Ronaldo Medeiros participa do evento desde que foi criado, há sete anos. “Esse é o sétimo ano que participo dessa festa que é sem dúvida nenhuma o maior evento de carro de boi do Brasil”, disse. Isso é o que disse também a prefeita de Água Branca, Albani Sandes, que prestigiou o evento pela primeira vez.

Vendedores ambulantes aproveitaram a oportunidade para lucrar durante o evento. Foi o que fez a jovem Naiza da Silva, que ainda no início da festa já comemorava lucro com a venda de bebidas. “Não podia deixar passar essa oportunidade, até porque só acontece uma vez por ano”, disse.

Já próximo do fim da tarde, as centenas de carreiros formaram uma grande fila, a margem da AL-140, por onde saíram em procissão, percorrendo um trecho de quase quatro quilômetros até a cidade, onde sob o olhar curioso dos moradores desfilaram pelas principais ruas.

O prefeito do município, José Cícero Vieira, se diz orgulhoso da festa que ele idealizou, quando era presidente do sindicato rural do município. “Fazer um evento de porte nacional, é um orgulho para mim e toda a equipe organizadora. Isso vem valorizando essa cultura sertaneja do caro de boi que a cada dia está sendo mais reconhecida, valorizando o homem e a mulher do campo, que são responsáveis por parte do desenvolvimento do país”, disse.

A vice-prefeita, Cristina Carvalho, lembrou da dificuldade que a gestão teve para realizar o evento este ano, diante da crise financeira que os municípios brasileiros enfrentam. “Por pouco não deixamos de realizar a festa este ano. Mas, o prefeito Zé Cícero foi em busca de apoio e conseguiu viabilizar recursos que garantiram a realização”, disse.

Zé Cícero conseguiu apoio do Governo do Estado e da Nestlé Brasil, que baseada em uma Lei Federal de Incentivo à Cultura (Rouanet) patrocinou a contratação de Paula Fernandes, grande atração musical da festa.

Representando a Câmara Municipal de Vereadores, a vereadora Naélia Carvalho, conhecida como “Niquinha de Hélia”, disse que é uma honra para a cidade promover uma festa que para ela é a maior do mundo em quantidade de carros de boi. “É uma cultura que estava esquecida e vem sendo resgatada no município e consequentemente na região. Hoje podemos dizer que Inhapi é a terra do carro de boi”, disse.

Durante a noite, foram realizados shows em praça pública, mais uma vez mantendo a grandiosidade das atrações. Primeiro se apresentou a dupla sertaneja Jefferson e Thiago, depois foi a vez da atração mais esperada da festa, a cantora mineira Paula Fernandes. O evento foi encerrado com o forrozeiro alagoano Geraldo Cardoso.

Durante os shows, a comissão organizadora da festa divulgou o cantor Amado Batista como a grande atração da edição do ano que vem. 

Assista ao vídeo: