Luiz Carlos (Lulinha) Rs=w:350,h:263,i:true,cg:true,ft:cover?cache=true

A sétima edição da Festa do Feijão, realizada pela prefeitura de Senador Rui Palmeira, entre os dias 20 e 25 deste mês, bateu recorde de público. A estimativa da organização é de que mais de 50 mil pessoas tenham participado da festividade, principalmente no último dia, onde a principal atração foi o cantor Wesley Safadão.

A festa começou oficialmente no dia 20, com o terceiro Encontro de Carreiros e Cavaleiros, promovido pela secretaria municipal de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Pesca.  Conforme os organizadores, o evento reuniu mais de 500 cavaleiros e 150 carreiros, que participaram de um desfile e depois se concentraram em frente ao ginásio poliesportivo da cidade, onde foram sorteados 40 brindes, como arados, cela, botas, chapéus, bolas de arame e carro de mão.

Também dentro da programação, no dia 24, aconteceu o concurso para a escolha da Rainha do Feijão. Dezenas de adolescentes e jovens do município participaram de um desfile, onde jurados, baseados na beleza e postura de cada uma, escolheram a vencedora.

A adolescente Roberta Vieira foi a escolhida deste ano, que teve também a escolha do Mister Senador, onde o jovem Diógenes Luiz foi o vencedor.

Ainda durante o evento, animado pelo DJ Lando, foi realizado um desfile com as seis últimas rainhas: Aylla Maria 2009, Umbelina Guedes 2010, Rute Moura 2011; Thamella Moura 2012, Yslla Meilline 2013 e Thayna Vieira 2014. A comissão organizadora divulgou que milhares de pessoas acompanharam o evento.

No último dia de festa, uma grande estrutura, com palcos e camarotes foi montada na praça central da cidade pela empresa de produções de eventos Eduardo Amaral. Se apresentaram os cantores Ana Lobo, Walison Maicon, Mano Walter e Wesley Safadão & Garota Safada. Os organizadores calcularam que somente neste dia pelo menos 50 mil pessoas participaram dos shows.

O prefeito do município, João Carlos Rodrigues, mais conhecido como Joãozinho, disse que é uma honra para ele poder manter as festas do calendário festivo municipal, mesmo diante da crise financeira que atinge todo o país. “Sabemos da dificuldade que todos os gestores estão enfrentando, mas nosso governo sempre foi prudente com o dinheiro público e por conta disso conseguimos nos organizar e tonar viável a realização da festa, sem comprometer nossa administração”, disse.

A secretária municipal de governo, Jeane Moura, reforçou a fala do prefeito sobre a crise financeira e a economia feita para que a festa pudesse ser realizada, mas colocou a importância do apoio recebido do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult). “Mesmo em um momento de dificuldade, com planejamento financeiro e o apoio do Governo do Estado, conseguimos manter a grandiosidade da festa, que em um momento de crise como esse é uma importante garantia de geração de renda para o comércio local e até mesmo da região”, disse.

Os deputados estaduais Inácio Loiola e Isnaldo Bulhões Júnior, além do deputado federal Maurício Quintela e demais personalidades políticas da região prestigiaram a festa. Todos foram recepcionados na residência do ex-prefeito Siloé Moura, que foi o idealizador do evento. “Em Senador Rui Palmeira não existia festa, antes de minha administração. Por isso, tenho orgulho de dizer que a Festa do Feijão foi criada em meu governo e que vem sendo mantida há sete anos pelos meus sucessores”, disse Siloé Moura.

Assista ao vídeo: