Petrobras e IMA inauguram Jardineto Botânico

  • gilcacinara
  • 02/06/2009 10:39
  • Maceió
Como uma das ações da Semana Integrada do Meio Ambiente, a Petrobras e o Instituto do Meio Ambiente (IMA) inauguram nesta quinta-feira (4/6), a partir de 10h, o primeiro jardineto botânico de Alagoas. O evento acontece na sede do órgão, na Cambona, e contará com a presença de autoridades locais, representantes de órgãos ambientais e da Petrobras.

Criado através de um convênio entre o IMA e a Companhia, o jardineto botânico faz parte do herbário já existente e contará com coleções vivas de espécies da flora local. Segundo a curadora do Herbário, Rosângela Lyra Lemos, o jardineto está sendo organizado por grupo de plantas com coleções características, como espécies ameaçadas de extinção e plantas de caatinga. “Aos poucos o Jardineto irá se firmar como um lugar ativo para trabalhos didáticos, educativos, que incentivará estudos e pesquisas tanto de alunos quanto de professores e pesquisadores da botânica experimental”, explica.

O Instituto já abriga o Herbário de Maceió, inaugurado há um ano, e que conta com mais de 40 mil espécies raras da flora alagoana. O Herbário, cujo acervo botânico é considerado o maior do Nordeste, é um ambiente de preservação, estudo e pesquisa ambiental, que também foi adquirido por meio de convênio com a estatal.

Parceria contínua

De acordo com o gerente da Petrobras em Alagoas, Marcos Gonçalves, a Petrobras e o IMA também desenvolvem outros projetos em parceria, entre eles, um convênio onde o IMA realiza o levantamento e a identificação em mapas dos remanescentes florestais do Estado. O projeto que irá apresentar o novo mapa florestal de Alagoas foi iniciado em 2007 e será concluído em maio de 2010.

Semana Comemorativa

A Petrobras é uma das parceiras dos órgãos ambientais na realização da Semana Integrada do Meio Ambiente, que acontece até a próxima sexta-feira (5 de junho), no Cepa, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado anualmente no dia 5 de junho.

O evento, realizado em conjunto por órgãos como IBAMA, IMA, Universidade Federal de Alagoas e Secretarias de Meio Ambiente do município e do Estado, terá exposição ecológica, museu itinerante do Rio São Francisco, ciclo de oficinas e palestras, além de gincana estudantil. Segundo os organizadores, a previsão é que mais de 30 mil pessoas prestigiem a Semana Integrada do Meio Ambiente.