Pesquisa CNT/Sensus: Heloísa Helena seria segunda em vários cenários

  • carlinhos
  • 02/06/2009 10:41
  • Política
Uma nova pesquisa CNT/Sensus divulgada segunda-feira traz mais números sobre perspectivas para a eleição presidencial do ano que vem. A ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, pré-candidata do PT ao Palácio do Planalto, pela primeira vez passou o governador de Minas, Aécio Neves – pré-candidato tucano à vaga, que disputa a indicação com José Serra, colega de São Paulo, que continua o candidato mais conhecido.

Segundo a sondagem, Dilma venceria a corrida pelo Planalto em 2010 na disputa direta com Aécio Neves (PSDB). Ela recebeu 27,8% das intenções de voto contra 18,8% para Aécio. Em terceiro lugar ficaria a ex-senadora Heloísa Helena (PSOL), com 18,3% dos votos. É a primeira vez que Dilma aparece na frente do tucano. Em março, Dilma recebeu 19,9% das intenções de voto contra 22% de Aécio.

Mas a petista sairia derrotada na disputa com o governador de São Paulo, José Serra (PSDB): o tucano ganharia com 40,4% das intenções de voto contra 23,5% de Dilma. Em março, porém, os votos na pré-candidata do PT somaram apenas 16,3% – o que mostra o crescimento da sua candidatura perante os eleitores.

Sem a presença de Dilma na disputa, Serra venceria com folga a ex-senadora Heloísa Helena e o deputado Ciro Gomes (PSB-CE) – apontados como pré-candidatos ao Palácio do Planalto. Serra recebeu 44,2% das intenções de voto, seguido por Ciro, com 14,3% e Heloísa Helena, com 13,5%.

Se Serra for substituído por Aécio, ainda sem Dilma, a ex-senadora Heloísa Helena aparece como vitoriosa nas eleições – com 22,4% dos votos. Ciro ficaria em segundo lugar, com 20,1% dos votos e Aécio em terceiro com 19,3%.