Palestra marca lançamento de revista alagoana de economia

  • annaclaudia
  • 09/06/2009 13:22
  • Maceió
Uma palestra do diretor-presidente da Agência de Fomento de Alagoas (Afal), Marden Marques Soares, vai marcar o lançamento oficial dos três primeiros números da revista Economia Política do Desenvolvimento. A publicação é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Estado do Planejamento e do Orçamento, a Cepal e a Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Ufal. O evento acontece nesta terça-feira, às 19h, no auditório da Feac, no campus A.C. Simões.

Para o secretário Sérgio Moreira, a revista trouxe uma importante contribuição para as instituições públicas alagoanas responsáveis por planejar e executar as políticas do setor. “É uma forma que encontramos de reconhecer e estimular a reflexão e o debate de temas regionais, aproximando o pensamento acadêmico das práticas administrativas”, afirma.

O diretor da Feac, professor Luiz Antonio Palmeira Cabral, também destaca o perfil inovador da publicação, que fomenta um novo espaço de debates, tendo como tema principal o desenvolvimento de Alagoas e da região. “Por isso, para que seu funcionamento seja o esperado, esperamos contar com a participação de economistas de vários setores da atividade profissional e seus diferentes pontos de vista”, explica.

O primeiro número é dedicado à questão do desenvolvimento e à analise de conteúdo regional, com textos de Fernando Bastos, Reynaldo Rubem, Lucas Sorgato, André Maia Gomes, Luciano Guerreiro, Cecília Lustosa, Luzia de Melo e Júlio Gomes da Silva Neto.

No segundo número, diversos temas são abordados, desde questões relativas a Alagoas e ao Brasil até questões mais amplas sobre o endividamento externo dos Estados Unidos. Os textos são assinados pelos professores Cícero Péricles, Araken Alves de Lima, Dílson Pereira, Edinaldo Tebaldi, Flávio Barreto, Francisco Rosário, Maria da Graça Fonseca e Vitor Schincariol.

Os artigos que compõem o terceiro número também relacionam desenvolvimento e questões regionais. Escrevem para essa edição: Márcio Jorge Porongaba Costa, Anderson Dantas, Abrahan Sicsú, Emanuelle Oliveira, Suziane Santos, Fábio Leão, Luciana Caetano e Lívio Wanderley.

A revista apresenta, com tais contribuições, os mais diferentes matizes do pensamento econômico, buscando sempre a diversificação das formas de interpretar a sociedade. “Esse é o nosso principal objetivo: ser um espaço plural, sem limitações temáticas, exceto quando se tratar de números especiais, com temas pré-definidos”, explica Cícero Péricles, professor da Feac, que faz parte do comitê editorial.