Rubim fala sobre Central Única de Polícia em câmara municipal

  • eduardocardeal
  • 11/06/2009 06:39
  • Polícia

O secretário de Estado da Defesa Social, Paulo Rubim, participou nesta quarta-feira (10) de uma sessão pública na Câmara de Vereadores de Maceió, onde apresentou as ações e projetos da área de segurança que estão sendo implementados em sua gestão. O principal projeto abordado foi a criação da Central Única de Polícia, que irá centralizar os trabalhos das delegacias de plantão da capital.

Segundo o secretário, a Central Única de Polícia funcionará 24 horas com três ou quatro equipes formadas por delegados, escrivães e agentes, além de uma guarnição da Polícia Militar. Os policiais irão atuar na lavratura de flagrantes, agilizando o atendimento de ocorrências policiais.

“Eu não estou inventando nada; estou apenas experimentando iniciativas que já deram certo em outras capitais”, disse o secretário. Rubim acrescentou que atualmente as Deplans não prestam esse tipo de atendimento com a agilidade esperada pelos gestores da área de segurança.

Paulo Rubim comentou que existem três delegacias de plantão em funcionamento na capital, mas nenhuma delas ao receber uma ocorrência trazida pela PM, investiga o caso, nem tem condições de sair às ruas para investigar. “Com isso, os PMs passam tempo aguardando a conclusão do flagrante; com a Central Única de Polícia, tudo isso será resolvido”, garantiu.

No encontro com os vereadores, o secretário reforçou a ideia de que segurança pública não se faz apenas com ações de polícia, mas também com políticas públicas, principalmente, nas áreas de saúde e educação. “Por isso, estamos empenhados na implementação de projetos como Polícia Comunitária e Protejo, que são ações sociais voltadas ao atendimento de pessoas carentes”, ressaltou Rubim.

Ao final da sessão, os vereadores Teresa Nelma, que presidiu os trabalhos, e Galba Novaes parabenizaram o secretário de Defesa Social pela iniciativa de discutir também os projetos de segurança pública com a classe política.