Presidente da Air France contesta defeito nos sensores de velocidade

  • annaclaudia
  • 12/06/2009 08:17
  • Brasil/Mundo

O presidente da Air France, Pierre-Henri Gourgeon, afirmou nesta quinta-feira (11) que o acidente com o Airbus 330 não foi ocasionado por defeito nos sensores de velocidade. "Não estou convencido de que a velocidade registrada pelos sensores foram a causa do acidente", disse Gourgeon. O voo AF 447, que ia do Rio de Janeiro a Paris, caiu no Oceâno Atlântico com 228 pessoas a bordo. Até o momendo 44 corpos foram resgatados.

No último sábado, dia (6), a comissão que investiga as causas do acidente confirmou que houve informações conflitantes sobre a velocidade do avião, levantando a hipótese de que os pilotos desconheciam a velocidade que viajavam. Os sensores são vitais para que o avião se mantenha funcionando corretamente. Eles dão informações sobre a velocidade, a altitude e a temperatura externa.

Em comunicado a Air France relatou que havia notado problema de congelamento nos sensores de velocidade, conhecidos como “tubo pitot”, em maio de 2008 e afirmou que está acelerando a substituição das peças nos modelos A330 e A340. "As primeiras peças chegaram praticamente , na sexta-feira, véspera do acidente ", disse Gourgeon. 

A França diz que é cedo para identificar as possíveis causas do acidente e afirma que até o momento foi confirmado apenas que o avião passou por uma forte tempestade e que a velocidade indicada pelos três sensores eram incoerentes. 

Segundo a comisão de investigação, pelo menos um deles mostrava uma velocidade diferente dos outros – uma diferença superior a 50 quilômetros por hora que é maior do que a faixa de velocidade na qual a aeronave naquela altitude é obrigada a voar.

Gourgeon afirmou que haverá mais informações disponíveis sobre o acidente depois do estudo dos destroços e do resultado das autópsias nos corpos que foram encontrados que vão revelar a causa das mortes. "Acho que teremos um pouco mais informações em uma semana", disse ele. 

Airbus disse que não vai manter seus aviões no solo

A Airbus desmentiu a informação publicada por um jornal francês de que estaria pensando em reter em terra sua frota de aviões A330 e A340 após o acidente, afirmando que as aeronaves têm condições de segurança para voar. 

Gourgeon disse que a fabricante assegurou a seus clientes que os três tipos de sensores de velocidade disponíveis para seus jatos são seguros, incluindo o tipo usado no A330 que caiu. Fontes da indústria aeronáutica disseram que a fabricante também descartou, por enquanto, a possibilidade de ter ocorrido pane elétrica na cabine do Airbus da Air France.

Os sensores de velocidade do Air France A330 foram fornecidos pela empresa francesa Thales, que produziu duas versões do “tubo pitot” para o avião Airbus. Um terceiro modelo fabricado pela empresa americana Goodrich está sendo questionado.