Governador inspeciona obras do PAC no Vergel do Lago

  • gilcacinara
  • 12/06/2009 08:20
  • Maceió
O governador Teotonio Vilela Filho vai inspecionar na próxima segunda-feira (15), duas das principais obras do Governo financiadas com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC): o esgotamento sanitário da Baixa Maceió e a urbanização integrada das favelas da orla lagunar. A visita, que também contará com a presença do secretário de Infraestrutura, Marco Fireman, tem início às 10h, no canteiro da construtora Santa Bárbara, próximo ao Emissário Submarino.

As duas obras seguem em ritmo avançado e vão proporcionar melhorias urbanísticas e sanitárias aos bairros que compõem o entorno da Lagoa Mundaú. Orçado em R$ 35 milhões, o esgotamento sanitário da Baixa Maceió vai beneficiar 40 mil pessoas do Vergel do Lago à Bebedouro com saneamento básico, totalizando 24 km de rede de esgoto e 9050 novas ligações domiciliares. Ao todo, cerca de 54% da obra já foi executado.

Também orçada em R$ 35 milhões, a obra de urbanização integrada das favelas da orla lagunar prevê a construção de novas moradias para 1181 famílias das comunidades Sururu de Capote, Mundaú, Torre e Muvuca, além da urbanização do entorno da Lagoa Mundaú. A primeira etapa da obra, que consiste na construção de 360 unidades habitacionais do conjunto Vila São Pedro, já possui 40% de sua totalidade executada.

A Vila São Pedro vai receber famílias que dependem exclusivamente da pesca do sururu. Já as outras 821 famílias serão contempladas no conjunto Santa Maria, no Tabuleiro, cujas obras começam em breve.