Divulgação Rs=w:350,h:263,i:true,cg:true,ft:cover?cache=true

Nesta terça- feira (3), no quadro Momento Saúde exibido na emissora de rádio Milênio FM. O Dr. Honório Luís e a farmacêutica Suzana Ribeiro falaram sobre gastroenterite (Infecção intestinal marcada por diarreia, cólicas, náuseas, vômitos e febre). 

Os mesmos decorreram sobre a importância da higienização dos alimentos para evitar contaminação e ressaltaram ainda que o uso de medicação tomada para combater a gastrite crônica pode estar associada ao aumento de gazes abdominais ocasionado a má digestão alimentar com putrefação fecal.

O QUE É UMA GASTROENTERITE

Trata-se de uma inflamação do estômago e intestinos causada por vírus bactérias ou até parasitas como a giárdia (mais raras). E como entramos em contato com eles? A falta de higiene na preparação e manuseamento dos alimentos, bem como a sua refrigeração, reaquecimento ou confecção inadequadas são os principais meios de transmissão. Propaga-se através de comida e água contaminadas ou pelo contato de pessoa para pessoa.

QUAIS OS SINTOMAS?

Diarreia muito aquosa, náuseas e vómitos, dor ou cólicas abdominais são sintomas comuns a todas as formas. A gastroenterite pode provocar desidratação e a perda de eletrólitos importantes, como o sódio ou potássio, que poderão ter de ser repostos por via intravenosa nos casos mais severos de diarreia e cólicas.

ALGUMAS DICAS PARA PREVINIR A CONTAMINAÇÃO:

• Lave as mãos várias vezes ao dia, minuciosamente, em especial antes de cozinhar e preparar refeições. Lave-as de novo logo após tocar em carne crua.

• Os utensílios de cozinha, sobretudo aqueles que estiverem em contato com carne, peixe e ovos devem ser

muito bem limpos e lavados.

• Cozinhe sempre as refeições pré-preparadas à temperatura e durante o tempo recomendado nas embalagens.

• Não use alimentos fora do prazo, com cheiro ou sabor estranho, cujas embalagens apresentem o topo abaulado (parecem ‘inchadas’) ou estejam amolgadas.

• Não beba água de fontes ou cursos de água não tratada, por mais cristalina que lhe pareça.

• Não tome banho em praias com o aviso “Zona Temporariamente Inapta para a Prática Balnear” ou “Agua Imprópria para Banhos”.

• Se tiver sintomas de gastroenterite, avise as pessoas que tiverem comido da mesma refeição.

Ouça o aúdio do quadro abaixo: