Deputados se reúnem com secretário de Agricultura e sindicatos rurais

  • teresa
  • 17/06/2009 11:14
  • Maceió
Na manhã desta quarta-feira, 17,  vinte representantes de sindicatos de trabalhadores rurais,  técnicos e o secretário Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário, Jorge Dantas, participaram de uma reunião na Assembleia Legislativa Estadual (ALE), com deputados, onde foram discutidas propostas e encaminhamentos para o setor agrícola do Estado.

O  encontro teve como finalidade dar cumprimento ao acordo de lideranças, feito na semana passada, quando da votação da liberação de crédito suplementar, no valor de R$ 1.339.170,00, dirigidos aos pequenos produtores da zona canavieira do Estado; a reunião foi uma proposta do deputado Paulo Fernando dos Santos (Paulão).

Durante as falas dos deputados, do secretário de Agricultura e das lideranças, ficou acertado que ainda nesse semestre será agendada uma sessão pública para discutir os problemas do setor, a liberação de crédito para os pequenos produtores e a criação de uma empresa que cuide da assistência técnica rural para os trabalhadores agrícolas.  

Várias lideranças fizeram exposição de motivos e destacaram a crise que a agricultura está vivendo, principalmente depois da extinção da Emater (Empresa de Assistência Técnica Rural), pelo governo Ronaldo Lessa. Os agricultores  reclamaram da falta de assistência e endividamento da categoria.  

Segundo o deputado Paulão,  os trabalhadores estão sem esse suporte e o governo Téo Vilela está estudando a possibilidade da criação de um novo órgão, “só que até agora ainda não enviou o  projeto”  para a Casa de Tavares Bastos.

 “O que precisamos saber é que modelo de assistência técnica vai ser esse que o Executivo está propondo? Até o final do mês esta Casa votará a LDO e é necessário que conste na emenda consensual como eixo a prioridade da assistência técnica, por que mesmo tendo orçamento, se não tiver assistência, não vai garantir esse suporte para os pequenos agricultores”, observou Paulão.  

O secretário Jorge Dantas destacou a importância que o tema desperta  e disse que Alagoas é o último Estado a retomar a discussão da recriação de um órgão que preste assistência aos produtores.

Segundo Dantas o governador Teotonio Vilela já determinou a criação de uma empresa de assistência técnica que terá também o nome de Emater e destacou a importância de uma audiência pública para que o assunto seja discutido. “Estamos estudando algumas alternativas como a criação de um órgão de assistência técnica rural, inclusive que ocupe o antigo prédio da Emater”, destacou.

O secretário destacou que o crédito suplementar aprovado pelos deputados para os pequenos produtores do setor sucroalcooleiro do estado, na semana passada, foi muito importante. “A Asplana (Associação dos Plantadores de Cana de Alagoas) tem 7.500 associados que têm uma renda em média de 50 mil reais por ano e têm a reposição do crédito presumido”, disse.

A idéia, de acordo com Jorge Dantas, é financiamento por meio de convênio, onde a Associação, por meio desse crédito presumido, poderá prestar assistência técnica para seus associados.  “Há a necessidade de contratar mais 50  técnicos para esse ano ainda”, destacou.

O deputado Judson Cabral observou que a reunião com o secretário foi importante, pois a situação dos pequenos agricultores vem se agravando. Ele destacou que a ALE assume o compromisso de priorizar a aprovação de propostas que beneficiem o setor no Estado. “Os projetos estão prejudicados e é necessário agir mais rápido para materializar a liberação de recursos”, disse.

A reunião desta quarta-feira “será definidora e é necessário tirar uma data para ainda esse semestre, antes do recesso parlamentar para a Casa realizar uma sessão pública”, disse o petista, destacando que Alagoas se destaca porque a produtividade não corresponde à riqueza do solo.

Participaram da reunião com o secretário Jorge Dantas os deputados Paulão, Judson Cabral, Hélio Silva, Alberto Sextafeira e Manoel Santana e sindicatos rurais de Pão de Açúcar, Mata Grande, Canapi, Delmiro Goveia, Estrela de Alagoas, Arapiraca, de representantes da Fetag (Federação dos Trabalhadores da Agricultura) e  técnicos da secretaria estadual.