Gasolina em Alagoas terá preço médio de R$ 2,65

  • antoniomelo
  • 18/06/2009 03:43
  • Negócios
Em comunicado publicado no Diário Oficial de ontem (17), a Secretaria da Fazenda (Sefaz) divulgou que, a partir de agora, o Estado de Alagoas passa a adotar preços médios ponderados ao consumidor final (PMPF) para os combustíveis vendidos no Estado. A determinação é tomada com base no Ato nº 11 do Conselho Nacional de Política Fazendária, que regulamenta os valores a serem seguidos por algumas unidades federadas brasileiras.

Isso quer dizer que os combustíveis comercializados em solo alagoano passam a ser nivelados pelas cotações definidas pelo Ministério da Fazenda. Com isso, a gasolina terá o preço médio por litro de 2,6590 e o álcool etílico, de 1,6690. Já quanto ao diesel, ao gás de petróleo liquefeito e ao querosene de aviação, os valores são de, respectivamente, 2,1060; 2,4830 e 1,8328.

Segundo o gerente de substituição tributária da Sefaz, João Oliveira Cabral, a tabela foi montada para calcular mensalmente o valor de referência para cobrança de impostos. “Agora, o imposto será cobrado em cima desse preço médio, obtido por meio de uma pesquisa feita no Estado”, diz.

Ele ainda acrescenta que os novos valores podem trazer muitos benefícios. “A alíquota de impostos só é alterada quando a média estadual sofre alguma modificação, como aconteceu agora. O índice sofreu uma pequena redução em relação ao anterior e, quanto mais barato os postos cobrarem, mais baratos ficam os impostos”, afirma Cabral.