O momento de se alimentar, seja de manhã, no meio da tarde ou à noite, é um dos mais aguardados por quem gosta de uma boa comida. O alimento, no entanto, precisa ser de boa procedência, nutritivo e bem saboroso; para isso, é importante dar prioridade aos orgânicos, livre de agrotóxicos — que impactam cada vez mais na saúde de nós, brasileiros. 

Os alimentos orgânicos são produzidos sem o uso de pesticidas, através de um sistema de produção agrícola que procura fazer o manejo do solo e outros recursos naturais de forma equilibrada, com o menor impacto possível à natureza. Por serem livres de substâncias químicas, os orgânicos são recomendados por nutricionistas e endocrinologistas, já que possuem alto valor nutritivo.

De acordo com pesquisa da Organis (Conselho Brasileiro de Produção Orgânica e Sustentável), cerca de 15% dos brasileiros consumiu algum produto orgânico nos últimos meses, com predominância da procura por esses alimentos proveniente da região Sul do país. 

Confira a seguir 5 bons motivos para você começar a consumir alimentos orgânicos:

SUBSTÂNCIAS QUÍMICAS LONGE DO PRATO 

Por serem cultivados de maneira natural, sem a necessidade de inseticidas, herbicidas ou fungicidas, os alimentos orgânicos são as melhores opções na hora de montar um prato. Além dessa vantagem direta, alguns produtores de carnes e laticínios utilizam comida orgânica como fonte de alimento para os animais e evitam a aplicação de alguns hormônios na cria — dando mais saúde à carne do animal.

SABOR E AROMA REFORÇADOS 

O frescor e aroma da comida natural são algumas das vantagens quando o assunto é o consumo de alimentos orgânicos. Com sabores mais realçados e intensos, a refeição fica não só mais saudável, como também mais agradável.

GRANDE VALOR NUTRICIONAL 

Por serem utilizados adubos naturais no solo durante o cultivo, os alimentos orgânicos têm uma propriedade nutricional que merece destaque. Com maior quantidade de vitaminas e minerais do que muitos outros cultivados com agrotóxicos, os alimentos chegam à mesa com a garantia de maior saúde.

ECOSSISTEMA E EQUILÍBRIO

Por terem um método de cultivo bem diferente, os alimentos orgânicos oferecem um risco de contaminação dos lençóis freáticos por substâncias químicas bem menor.

Na lógica da produção orgânica dos alimentos, o bem-estar e saúde do animal também são fatores amplamente considerados, assim como os cuidados com o solo.

CERTIFICAÇÃO GARANTIDA 

Quem deseja consumir alimentos mais saudáveis e têm dúvidas sobre a procedência dos produtos pode sanar os questionamentos através das certificações dadas pelas associações de agricultura, que fiscalizam o processo de produção dos alimentos orgânicos, desde o início do cultivo até a distribuição.