Dc63b0e9 544f 4b78 a375 0b605db84fcd

Em Delmiro Gouveia, onde participou na manhã desta terça-feira, 11, da reunião do Colegiado Territorial do Alto Sertão de Alagoas, realizada pela Coppabacs, o candidato ao Senado, Rodrigo Cunha, disse que os investimentos que são feitos no Sertão não mudam a vida do povo porque são aplicados de forma errada. “Entregam trator, mas cadê a assistência técnica, cadê a melhoria no plantio, cadê a comercialização correta desses produtos? ”, questionou o candidato.

 “Não podemos passar mais vinte anos entregando recursos de forma errada e não mudar em nada a vida do povo sertanejo”, reforçou Rodrigo, assumindo com os agricultores o compromisso de combater o êxodo rural. “Isso se faz dando condições ao agricultor, em especial ao agricultor jovem, fornecendo estrutura, prestando assistência técnica de qualidade”, acrescentou Rodrigo.

O candidato conversou com agricultores e lideranças comunitárias e defendeu uma política específica para a agricultura no Sertão. “É preciso um olhar diferenciado para essa região”, enfatizou, destacando a importância da agricultura familiar para a economia do estado e para a sobrevivência dos municípios sertanejos. “O povo sertanejo é guerreiro, trabalhador, só precisa do investimento certo e da assistência técnica qualificada”, acrescentou.

SEMENTES - Para o presidente da Coppabacs, Mardonio Graça, o Estado tem que mudar a política de compra de sementes, que hoje se resume, segundo ele, somente à distribuição das mesmas: “O estado insiste em comprar 14, 15 milhões de sementes, muitas improdutivas, com recursos que vão para fora, porque essa semente vem de fora de Alagoas, e que não movimentam a economia local”.

Segundo Mardonio, esses valores deveriam girar em Alagoas: “Então, para furar esse bloqueio, é preciso que os parlamentares abracem essa política, com a Conab fazendo essa comercialização. É preciso que haja uma regulamentação na lei do banco de sementes, que essa situação não se resuma à distribuição de sementes compradas lá fora”.

A reunião aconteceu na sede da Coppabacs.