Leitora do Minuto Sertão 3f642a07 3d34 45ec 84de 08c746fc5604

Duas crianças sertanejas encontram-se internadas na Santa Casa de Misericórdia em Maceió. Ambas portadoras de Leucemia são naturais de São José da Tapera, Sertão de Alagoas. Entre elas está uma recém-nascida de apenas 7 meses que se chama Hiara Maria, ela necessita com urgência de doações de plaquetas e sangue. Já a segunda criança se chama João Manoel, de 12 anos, a alguns meses diagnosticado com a doença, o João, está necessitando que doem sangue e plaquetas para ele.

Quem for compatível com os seguintes tipos sanguíneos: Hiara Maria O+ e João Manoel O+ e puder doar para eles, basta se dirigir ao Banco de Sangue da Santa Casa de Misericória localizado na Rua Barão de Maceió, 354, Centro, Maceió.

Requisitos para doação de sangue

Existem normas nacionais e internacionais para a triagem de pessoas aptas a doar sangue, sendo que órgãos como o Ministério da Saúde e a Associação Americana de Bancos de Sangue são responsáveis por esse controle. O alto rigor no cumprimento dessas normas garante a saúde das pessoas que receberão o sangue, uma vez que ele não pode estar contaminado com outras doenças.

Os requisitos para doação de sangue são:

Estar em boas condições de saúde

Ter entre 16 e 69 anos. Pessoas acima de 60 anos só podem doar se já tiverem doado sangue alguma vez antes dessa idade

Pesar no mínimo 50kg

Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas)

Estar alimentado, por isso evite alimentos gordurosos e aguarde até 2 horas para doar

Apresentar documento original com foto, que permita o reconhecimento do candidato, emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social).

Pessoas com menos de 18 anos precisam estar acompanhadas dos responsáveis ou com formulário de autorização.