Cesmac abre hoje programação do seminário sobre Beatismo

  • teresa
  • 18/06/2009 20:12
  • Negócios
O Centro de Estudos Superiores de Maceió (Cesmac) faz a abertura da programação do seminário sobre Os Beatos e seu Lugar na História Brasileira hoje (dia 18), às 17h, no auditório da Farmácia Escola, localizado na Praça Centenário, bairro do Farol.

O evento, organizado pelo Núcleo de Projetos de Pesquisa (NPP) do Cesmac, coordenado pela professora Enaura Quixabeira, trará para Maceió dois especialistas de fora sobre o tema: o doutor em Teologia, Faustino Teixeira, da Universidade Federal de Juiz de Fora, e a antropóloga Luitgarde Cavalcanti Barros, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro.

O presidente do Cesmac, João Sampaio Filho, que dará as boas-vindas aos convidados e participantes e em seguida, o Coral Cesmac apresentará seu concerto junino. Às 19h30, o professor Faustino Teixeira realizará sua primeira conferência no seminário sobre A Manifestação do Religioso na História Brasileira: Uma Sociedade “em Desencanto”.

As atividades da noite serão encerradas com o coquetel de lançamento do livro Padre Cícero do Juazeiro: da Condenação e Exclusão Eclesial à Reabilitação Histórica, de autoria do Padre Manoel Henrique de Melo Santana, coordenador do curso de Teologia do Cesmac.

Amanhã, a partir das 9h, a professora Luitgarde Cavalcanti Barros apresenta a conferência sobre Sertão do Nordeste, o Mundo dos Beatos. No decorrer do dia os participantes terão espaço para debater o tema até as 19h quando será iniciada uma nova conferência com o doutor em Teologia, Faustino Teixeira, sobre a A Diversidade Religiosa no Brasil e a Necessidade do Diálogo Inter-Religioso.

Parceria com Université Stendhal – O seminário é o primeiro de uma série de eventos previstos para serem realizados a partir do acordo científico firmado entre a Cesmac e a Université Stendhal, da França, que visa promover um estudo inédito sobre A Utopia Cristã no Nordeste Brasileiro: A Trajetória do Beato Franciscano e do Beatismo em Alagoas. O convênio entre as duas instituições de ensino foi assinado no início deste ano.

Essa parceria é a primeira de uma série de iniciativas que visam a ampliação do Núcleo de Projeto de Pesquisa (NPP) do Cesmac que, desde o final do ano passado, passou a contar com um Programa de Relações Internacionais.

O acordo científico prevê o intercâmbio entre as comunidades acadêmicas do Cesmac e da universidade francesa, permitindo que os recursos financeiros disponíveis de cada uma das instituições sejam aplicados também na organização conjunta de congressos, colóquios, seminários e publicações científicas; na oferta de estágios práticos para estudantes; na oferta de cursos de pós-graduação para pesquisadores e professores e no desenvolvimento de pesquisas e produtos pedagógicos.

E as duas instituições já estão elaborando sua primeira pesquisa acadêmica. Trata-se do estudo sobre A Utopia cristã no Nordeste Brasileiro: A Trajetória do Beato Fransciscano e do Beatismo em Alagoas. O projeto será realizado por uma equipe de pesquisadores brasileiros, coordenados pelo NPP do Cesmac, e por uma equipe de pesquisadores europeus e sul-americanos, coordenador pela Stendhal.

De acordo com a coordenadora do NPP, a professora Enaura Quixabeira, o grupo de pesquisadores vai realizar levantamento bibliográfico e fotográfico da trajetória do beato franciscano e das manifestações do beatismo no Estado. A pesquisa tem como ponto de partida visitas aos municípios de Batalha, Coqueiro Seco, Quebranbulo, Paulo Jacinto, Palmeira dos Índios e do distrito de Canafístula para coleta de dados. A cada mês, os pesquisadores envolvidos se reúnem para fazer análise e tratamento das informações descobertas.

“Entre as ações programadas no projeto de pesquisa há a realização de uma exposição fotográfica sobre O Imaginário Coletivo da Religiosidade Popular Nordestina que será exposta no Brasil e na França; também está prevista a organização de um evento científico sobre Santos beatos e Conselheiros no Nordeste do Brasil;  a promoção de uma missão científica  brasileira ao Centre de Recherche de l’Imaginaire, da Universidade de Stendhal e de uma missão científica francesa ao Cesmac”, enumera Enaura Quixabeira, mencionando que os resultados do levantamento serão publicados em livros e artigos no Brasil e na França, em português e francês.

“Esse convênio é o primeiro de uma série que estamos buscando com outras instituições de ensino internacionais. É uma demonstração clara de que o Cesmac pretende consolidar e fortalecer sua área pesquisa, oferecendo boas e novas oportunidades aos seus estudantes e professores”, diz o professor Douglas Apratto, vice-diretor geral do Cesmac.