Ouroblog Rs=w:350,h:263,i:true,cg:true,ft:cover?cache=true

A base descentralizada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU 192 de Ouro Branco completou um ano de existência no sábado (16). O dia foi comemorado com uma grande programação que iniciou com a celebração de um missa, celebrada pelo padre Janildo Vaz de Medeiros, apresentação de unidade móvel e profissionais à população, com percurso pelas principais vias urbanas da cidade, homenagem a alguns profissionais que faziam parte da primeira equipe, além de um simulado apresentado em frente a base, na Praça Siloé Tavares.

Além da população, marcaram presença o prefeito Atevaldo Cabral, o vice-prefeito Gustavo Limeira, vereadores e secretários municipais. Segundo o Coordenador do SAMU/Ouro Branco, Maurílio Marcos Almeida, o SAMU tem uma importância fundamental na região porque além de atender Ouro Branco e cidades vizinhas, como Maravilha e Canapí, a Base fica num eixo que fica as BR’s 316 e 423, onde antes o serviço teria que vir de Santana do Ipanema.

Durante um ano, entre julho de 2010 e junho de 2011, o SAMU 192 de Ouro Branco realizou 478 atendimentos no total. Desses, 107 traumas, 272 clínicos e outros 93. As principais causas envolvendo traumas foram: Acidente de trânsito/Queda de moto – 27, Queda de altura/Própria altura – 20, desmoronamento – 15 e Acidente de trânsito/Capotamento – 5. Durante este perído foram registrados três óbitos no local. Os principais hospitais de destino, por atendimento, foram: Hospital Clodolfo Rodrigues/Santana do Ipanema – 242, Hospital/Ouro Branco – 93 e Unidade de Emergência do Agreste – 20.

Nesta mesma data o SAMU de Delmiro Gouveia também completou um ano de existência.