Reprodução/ You Tube 364659ed d794 4204 937b bc23f632d40c

Em 2018, jovens das escolas indígenas do estado de Alagoas estão convidados a participarem dos VI Jogos Indígenas Koiupanká. Esta edição tem o tema “Jovens indígenas protagonistas de sua história” e busca promover o fortalecimento da identidade das culturas tradicionais, através da prática esportiva dando continuidade ao processo pedagógico.

Realizados por professores e alunos da Escola Estadual Indígena Ancelmo Bispo de Souza, os jogos indígenas acontecem a cada dois anos. Neste ano, o evento acontecerá entre os dias 27 e 30 de novembro, no espaço conhecido como Towê, na Aldeia Roçado, onde está localizada a escola indígena, no município de Inhapi, Sertão de Alagoas.

Estão previstos, além dos jogos em modalidades da cultura indígena, também cerimônia de abertura, palestras para os jovens, momento histórico com lideranças e anciões, feira de exposição de artesanatos, troca de sementes e ervas medicinais e, ao final, desfile étnico cultural e lançamento da segunda grife Koiupanká.

Cada etnia deverá preencher e entregar a ficha de inscrição, até o dia 19 de novembro, contendo a relação nominal dos componentes das equipes, respeitando o número mínimo de participantes por equipe, discriminado nas regras dos jogos para cada modalidade, assim como autorização para participação dos menores.

Podem participar do evento atletas a partir dos cinco anos de idade, até o limite de 20 jovens por aldeia, menores devem estar acompanhados pelos pais ou responsáveis. São condições fundamentais para a participação: estar acompanhado de liderança ou representante da etnia; estar devidamente caracterizado com vestes e pintura do seu povo, e; estar inscrito na respectiva modalidade.

Entre as modalidades em disputa nos VI Jogos Indígenas Koiupanká estão: corrida com o maracá; tacape; corrida com o pote; pitiá; penacho; badoque; cabo de força; corrida com cesto; braço de barauna; luta corporal; futsal; burduna; zarabatana; estilingue, e; arco e flecha.

A ação acontece na Escola Estadual Indígena Ancelmo Bispo de Souza, Arena Towê, Aldeia Roçado, município de Inhapi.