Rs=w:350,h:263,i:true,cg:true,ft:cover?cache=true

A temporada 2018 ainda não terminou, mas 2019 já começa a ser planejado pelo clubes alagoanos. Enquanto o CSA briga pelo acesso à elite do futebol nacional e o CRB está praticamente garantido na Série B do próximo ano, os dois times de Alagoas já conhecem seus adversários na primeira fase da Copa do Nordeste 2019.

Campeão e vice do Alagoano 2018, CSA e CRB serão os representantes do estado na competição regional na próxima temporada. No início de Outubro, a organização do torneio definiu os grupos da Copa do Nordeste 2019, que contará com 16 equipes, divididas em duas chaves.

No grupo A está o CRB, que terá a companhia de Santa Cruz-PE, Vitória-BA, Sampaio Corrêa-MA (atual campeão), Fortaleza-CE, Salgueiro-PE, Sergipe-SE e Altos-PI. Já o CSA estará no grupo B, ao lado de Bahia-BA, Ceará-CE, Náutico-PE, ABC-RN, Botafogo-PB, Moto Clube-MA e Confiança-SE.

A fórmula da competição foi modificada. Em 2019, os clubes vão enfrentar os adversários da outra chave, portanto em oito rodadas. Quatro equipes de cada grupo avançam às quartas de finais. As quartas e as semifinais serão disputadas em um jogo só, enquanto a grande final terá dois jogos.

Tradicional na região e assistida por torcedores do Brasil inteiro, a Copa do Nordeste também faz sucesso nas casas de apostas online, como a Betway. Com a boa campanha na Série B do Brasileirão em 2018, o CSA deve aparecer entre os favoritos para conquistar o título do Nordestão no próximo ano.

Confiança no título

O técnico do CSA, Marcelo Cabo, esteve presente no sorteio do grupos da Copa do Nordeste 2019, realizado em Maceió. O treinador destacou que um dos grandes objetivos do Azulão na próxima temporada será, justamente, o título regional.

“Temos o objetivo de conquistar a Copa do Nordeste. É um título que o CSA não tem. Hoje o CSA está organizado e é uma equipe que vai buscar o título”, afirmou o treinador.

Já o técnico do CRB, Roberto Fernandes, declarou, no mesmo evento, que a Copa do Nordeste já caiu há tempos nas graças dos torcedor nordestino e, mais uma vez, deve ser sucesso de público em 2019.

Busca por conquista inédita

Em 2019, CSA e CRB terão a missão de buscar um título inédito para o estado de Alagoas. Até hoje, em 15 edições, nunca uma equipe alagoana conquistou a Copa do Nordeste.

Quem chegou mais perto da conquista foi o ASA, que em 2013 acabou perdendo a final para o Campinense, assim como o CRB, que na primeira edição do Nordestão, em 1994, foi derrotado na grande final, nos pênaltis, pelo Sport.

Na edição 2018, Alagoas teve participação discreta na competição regional. O CSA não passou da primeira fase, ficando em terceiro lugar no grupo D, sem ter vencido uma partida sequer em seis confrontos. Já o CRB chegou a passar de fase, na segunda colocação no grupo A. Nas quartas de final, porém, acabou eliminado pelo Ceará após dois empates.

A tabela da Copa do Nordeste será divulgada pela organização nas próximas semanas. No entanto, como de costume, o torneio deve ter início já nas primeiras semanas da temporada 2019.