Alagoas registra oitavo caso suspeito de gripe A

  • teresa
  • 19/06/2009 11:11
  • Saúde


Alagoas registrou nesta sexta-feira (19), o oitavo caso suspeito de gripe A. Segundo informou o Centro de Informações Estratégias em Vigilância em Saúde (Cievs), órgão vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), a vítima é do sexo masculino, tem 31 anos e viajou para Buenos Aires, capital da Argentina, no dia 11 de junho, retornando para Maceió no último dia 16.

Ao retornar para Alagoas, o paciente apresentou sintomas semelhantes aos da gripe A, como dores de cabeça, tosse com secreção e dores na garganta. Ele procurou uma unidade particular de saúde e foi encaminhado para o Hospital Escola Hélvio Auto, onde foi realizada a coleta do material biológico pelos técnicos do Laboratório Central (Lacen) para ser remetido à Fiocruz.

Segundo a superintendente de Vigilância em Saúde da Sesau, Sandra Canuto, como o paciente não apresenta fatores de riscos para complicações, ele foi liberado e orientado a manter isolamento domiciliar por 7 dias ou até a liberação do resultado do exame. Seus contatos foram orientados a manter quarentena domiciliar voluntária e medidas de precaução. “O paciente e seus contatos serão monitorados diariamente pelo Cievs  durante o período estabelecido”, disse.