Uneal está entre as últimas universidades em qualidade de ensino, aponta pesquisa

  • Redação com Folha de São Paulo
  • 08/09/2014 13:48
  • Cidade
Uneal
Universidade Estadual de Alagoas

A Folha de São Paulo divulgou o resultado da avaliação realizada com 192 instituições de ensino superior no país, elaborado através do Ranking Universitário Folha (RUF). Este ano, a pesquisa utilizou como base os indicadores de pesquisa, inovação, internacionalização, ensino e mercado para avaliar a qualidade de ensino das instituições. O resultado foi divulgado nesta segunda-feira (08).

A Universidade Federal de Alagas (Ufal) ocupou a 38ª posição no ranking, tendo o curso de Biologia como melhor avaliado, classificado na 17ª posição. O curso de Farmácia ficou com a 22ª posição e o curso de Engenharia de Produção obteve a menor posição ficando no 91ª do ranking. Nos indicadores avaliados, a Ufal ficou classificada em pesquisa na 43ª posição, ensino 69ª, mercado 43ª, internacionalização 33ª e inovação 42ª.

Já as instituições mantidas pelo governo do estado tiveram uma avaliação muito baixa comparada com os resultados da Ufal. A Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) ocupou 160ª posição no ranking geral e ficou classificada em pesquisa na 172ª posição, ensino 95ª, mercado 150ª, internacionalização 186ª.

O curso mais bem avaliado, mantido pela Uncisal, foi enfermagem classificado na 28ª. Enfermagem ficou na 41ª posição e medicina na 93ª.

A Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) teve o pior desempenho das avaliadas no estado. A instituição estadual ficou na 180ª posição no ranking geral. Nos quesitos avaliados, a Uneal teve 180ª em pesquisa, ensino 167ª, mercado 150ª, internacionalização 139ª.

A Uncisal e Uneal não apresentaram nenhuma posição no quesito de inovação. A relação com o resultado da avaliação de todas as universidades pode ser conferido no site: http://ruf.folha.uol.com.br/2014/