Descentralização do Bolsa Família beneficia 22 mil famílias

  • Ascom Arapiraca
  • 22/10/2014 09:05
  • Cidade

As 22.900 famílias cadastradas no Programa Bolsa Família e de outras ações e projetos, desenvolvidas pela Prefeitura de Arapiraca em parceria com o governo federal, estão sendo beneficiadas, a partir desta terça-feira (21), com o lançamento do projeto-piloto para atendimento, também, nos oito Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), localizados em oito comunidades de Arapiraca.

A solenidade de lançamento do projeto-piloto ocorreu no CRAS Almira Fernandes, no Conjunto Habitacional Brisa do Lago, que atende 3.898 famílias dos bairros Olho d'Água dos Cazuzinhas, Cacimbas, Brisa do Lago e Mata da Umbelina.

A cerimônia contou com a presença da prefeita Célia Rocha (PTB); vice-prefeito Yale Fernandes (PMDB); secretário municipal de Assistência Social, Daniel Rocha, e da subsecretária Anadja Almeida.

Também estiveram presentes, o secretário de Governo, José Lopes; secretária de Indústria, Comércio e Serviços, Myrka Lúcio; coordenador municipal do Programa Bolsa Família, Fagner Ferreira; coordenadora do Programa de Atenção Integral às Famílias (PAIF), Márcia Cristiane, além do vereador Josias Albuquerque (PSD), bem como de assistentes sociais, psicólogas, entre outras profissionais e servidoras e servidores que atuam nos CRAS do Brisa do Lago, Batingas, Mangabeiras, Canafístula, Itapoã, Jardim das Paineiras, Manoel Teles e Planalto.

Na abertura do evento, as crianças do Coral Flor das Paineiras, sob a coordenação da regente Malba, cantaram o Hino de Arapiraca e também interpretaram músicas do repertório nacional, como forma de homenagear a passagem dos dez anos de aniversário de implantação do CRAS.

Em nome dos usuários dos programas sociais, o morador Arlindo Miguel da Silva recitou uma poesia, agradecendo a prefeita Célia Rocha e equipe pelo atendimento às famílias mais carentes do município.

Por sua vez, o secretário Daniel Rocha destacou o trabalho de todas as equipes que trabalham nos programas sociais, salientando que, apesar das dificuldades financeiras, enfrentadas pela prefeitura, a gestão continua mantendo o compromisso em atender cada vez mais as famílias mais necessitadas de Arapiraca.

Ele aproveitou o momento para lembras dos avanços já conquistados e anunciar a implantação de oito novas brinquedotecas nos CRAS, bem como outras realizações que irão ocorrer até o dia 30 de outubro- data em que o município celebra os 90 anos de emancipação política.

Bastante emocionada, a prefeita Célia Rocha disse que a descentralização dos serviços do cadastro e acompanhamento das famílias cadastradas no Bolsa Família vai permitir mais agilidade e humanização no atendimento.

“Quero agradecer a todos vocês, e também ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pela iniciativa do programa. Estamos olhando com carinho, acolhendo e cuidando das pessoas, a fim de que possamos melhorar a cada dia a qualidade de vida de todas as famílias de Arapiraca, com mais acesso e igualdade de oportunidades”, enfatizou a prefeita Célia Rocha.

Em apenas um mês, o projeto de descentralização do cadastro da Central de Atendimento do Bolsa Família para o CRAS do Brisa do Lago já foram atendidas mais de 300 famílias.

A ideia do coordenação do Bolsa Família e do PAIF é continuar o projeto, ampliando as ações para os outros CRAS, localizados em Batingas, Mangabeiras, Canafístula, Itapoã, Jardim das Paineiras, Manoel Teles e Planalto.