A parte mais importante de uma empresa, sem dúvidas, é formada por sua equipe. É através dela que é possível atrair, fidelizar clientes e prestar serviços de qualidade, capazes de colocar uma empresa à frente de seus concorrentes. Todos os outros resultados positivos de uma empresa acontecem em decorrência deste primeiro fator. No entanto, alguns erros comuns em gestão de pessoas podem acabar comprometendo o desempenho da empresa de diferentes formas. Continue lendo nosso conteúdo e descubra como fazer fazer parte de uma gestão inteligente.

 

Contratações inadequadas

 

O desespero de preencher uma vaga é a principal razão para uma contratação desastrosa.  Ao analisar um currículo para uma vaga de emprego, é fundamental conferir se as informações prestadas pelo candidato são verdadeiras. Para os cursos essenciais para exercer a função da vaga em aberto, o ideal é pedir certificados ou documentos que comprovem a capacitação do candidato.

Além da checagem de competências, ligue para antigos trabalhos para obter referências sobre a pessoa. É importante considerar o perfil psicológico e comportamental do candidato para verificar se o relacionamento interpessoal com o restante da equipe será saudável.

 

Falta de treinamento


Nem sempre um candidato terá todos os conhecimentos que a empresa deseja, e mesmo se tiver, conhecimento nunca é demais.

Alguns colaboradores, inclusive, enxergam a oportunidade de capacitação dentro da empresa como uma força motivadora para continuar na equipe. Ao ter mais conhecimentos, os colaboradores passam a considerar oportunidades de crescimento dentro da própria empresa.

Todos os esforços valem a pena para ter uma equipe bem treinada, sem dúvidas isso  demandará tempo - razão por ser um hábito tão negligenciado - mas de modo geral, treinamentos motivam funcionários, torna a empresa mais competitiva e com profissionais mais capacitados.


Não reconhecer um bom trabalho

 

Erros acontecem, mas acertos também -  e eles não só podem como devem ser reconhecidos. O gestor precisa levar os resultados positivos até seus funcionários, não somente aos seus superiores e pares. São os colaboradores da equipe os responsáveis pelas metas e objetivos alcançados.

A geração dos millennials ou geração Z, como também são conhecidos, querem muito mais do que dinheiro, desejam ser reconhecidos por um trabalho bem feito.

 

Descuidar da gestão de benefícios


A gestão de benefícios inteligente representa respeito aos colaboradores. Por isso, a equipe de RH deve se atentar aos prazos de depósito para vale-transporte, vale-alimentação, etc.

A melhor forma de evitar atrasos e erros em pagamentos, é trabalhar em conjunto com um RH terceirizado. Com essa solução, a empresa além de não ter que se preocupar com datas de pagamentos, também consegue economizar com o serviço de roteirização de vale-transporte, além de  ter à disposição facilidades como pagamento de premiação com vale-presente e
vale-combustível.