Service Desk, Help  Desk  - na área de suporte de TI existem muitas definições que podem causar um verdadeiro nó na cabeça de quem não entende nada do assunto ou está entrando na área.  Apesar de parecerem a mesma coisa, o Help Desk e o Service desk possuem finalidades distintas.  Continue lendo nosso conteúdo e saiba como diferenciar estes serviços.

Help Desk

O help desk, oferece suporte técnico de TI com assistência remota para configurações e problemas simples, que podem ser resolvidos mediante orientações de um especialista via telefone, mensagens instantâneas e portal da empresa. Ao entrar em contato com um assistente, o solicitante deve relatar o problema e seguir determinados passos para que o atendente possa acessar a máquina.

O trabalho do help desk pode ser solicitado não só para resolver problemas, mas também para tirar dúvidas, registrar reclamações ou requisitar outros serviços. Dependendo do tipo de solicitação e da urgência, o atendimento é feito imediatamente ou entra em uma fila de espera.

 

Service Desk

O gerenciamento de service desk, por sua vez, dá conta de todos os serviços de suporte e manutenção de uma empresa cuja complexidade é maior. O atendimento também é feito mediante telefone ou online, e é feito por especialistas em Tecnologia da Informação.

É chamado de atendimento nível 2 e geralmente é utilizado após o primeiro contato com o help desk. Por ser um serviço de retaguarda, atua com erros de sistemas, paradas repentinas e gerenciamento de permissões.
 

Qual é o melhor para minha empresa?

Uma vez que o help desk e o service desk têm objetivos diferentes - o primeiro atua de forma pontual, em problemas impossíveis de serem previstos e o segundo previne falhas de grande impacto e cuida da manutenção da empresa como um todo - não existe uma resposta correta a respeito de qual é o melhor serviço para sua empresa.

 
No entanto, para garantir a plena operação de sua organização o mais indicado que os dois tipos de serviços atuem de forma simultânea - isso garantirá que sua empresa não fique sem sistema, por exemplo, e que tais falhas aconteçam cada vez menos.

Com uma empresa especializada em suporte de TI para empresas, você poderá saber mais sobre quais tecnologias podem ajudar no processo de transformação digital do seu negócio. Ouça as orientações de profissionais da área.