Projeto Olhar Brasil será lançado em Alagoas na próxima semana

  • gilcacinara
  • 25/06/2009 15:11
  • Maceió
O governo do Estado lança na próxima terça-feira (2) o projeto Olhar Brasil, que vai beneficiar 84 mil pessoas inscritas no programa Brasil Alfabetizado, em Alagoas. O evento, que será lançado no Centro  de Treinamento Otoniel Pimentel (Antiga Rodoviária), no Poço, às 15h, contará com a participação do governador Teotonio Vilela Filho e dos secretários da Saúde, Herbert Motta e da Educação, Rogério Teofílo.   

O Olhar Brasil é um projeto desenvolvido pelo Ministério da Saúde em parceria com o da Educação (MEC) e operacionalizado pelas secretarias estaduais de Saúde e Educação. O objetivo do projeto é promover a identificação e correção de problemas visuais dos alfabetizandos cadastrados no Programa Brasil Alfabetizado, dos alunos matriculados na rede pública de ensino fundamental (1ª A 8ª séries) e da população com idade igual ou superior a 60 anos. Para Alagoas, o governo federal disponibilizou R$ 1, 3 milhão destinado à aquisição de óculos e do atendimento médico.

Segundo o coordenador do projeto Olhar Brasil, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Abílio Lopes, o projeto será realizado através de mutirão nos municípios, com equipes de profissionais montadas pela Sesau e por prestadores filantrópicos, públicos e da rede particular. “O projeto prevê consultas oftalmológicas e doação de óculos. E, ainda, encaminhará o paciente para outros procedimentos que for detectado a necessidade de realização de cirurgias”, disse.

O Projeto Olhar Brasil será destinado para os municípios sede das 13 microrregiões de Saúde, são elas: Maceió, Porto Calvo, São Miguel dos Campos, Penedo, Arapiraca, Pão de Açúcar, Delmiro Gouveia, Santana do Ipanema, Palmeira dos Índios, Viçosa, União dos Palmares, Joaquim Gomes e Coruripe.