Internet Rs=w:350,h:263,i:true,cg:true,ft:cover?cache=true Jacaré dos Homens

Romeiros do município de Jacaré dos Homens, no Sertão de Alagoas, conseguiram realizar a tradicional viagem até Juazeiro como é tradição todos anos após uma polêmica que acarretou na quase não realização da viagem nesta quarta-feira (29). Acontece que os romeiros sertanejos foram impedidos devido uma Ação Civil Pública interposta pelo Ministério Público Estadual em face do Prefeito de Jacaré dos Homens José Floriano Bento de Melo (PSB), a empresa de transportes JMC Gomes Serviços tendo como Litisconsorte passivo a Fazenda Pública do Município.

A ação foi movida baseada em uma denúncia recebida pela Promotoria de Justiça da Comarca da cidade de Batalha, na qual apurou uma suposta ilegalidade no processo licitatório, no qual teve como empresa vencedora, a JMC Gomes Serviços. Segundo o apurado nos autos, a Prefeitura de Jacaré dos Homens expediu edital de licitação, sob a modalidade pregão, visando contratar veículo tipo ônibus para realizar o transporte de romeiros à cidade de Juazeiro do Norte/CE. Duas empresas então teriam concorrido ao processo licitatório, são elas: JMC GOMES SERVIÇOS ME e JP LOCAÇÕES E SERVIÇOS, nos valores de R$ 74.520,00 e R$ 96.930,00, respectivamente. Saindo vencedora a empresa JMC.

A empresa JP LOCAÇÕES E SERVIÇOS, derrotada, irresignada com resultado, por entender que a empresa vencedora não tinha aptidão técnica para prestar o objeto da licitação, apresentou recurso administrativo, e, em 20 de janeiro, o resultado foi homologado, negando provimento ao recurso ora interposto. Diante disso, a Juíza da Comarca de Batalha, Dr. Nathallye Costa Alcântara de Oliveira, determinou a anulação do processo licitatório no qual consagrou vencedora a empresa JMC. Impedindo a realização da viagem dos Romeiros que estava programada para acontecer na madrugada do dia 29 de Janeiro, quarta-feira, da cidade de Jacaré dos Homens à Juazeiro do Norte.

Oposição acusada

Diante desse embróglio, o grupo de oposição do município, que tem como líder o ex-candidato a prefeito José Antônio (REPUBLICANOS), integrado também por sua esposa Willyma (REPUBLICANOS), Atual vice-prefeito Aurélio (PSD) e Vereadores Benedito e "Batata" (REPUBLICANOS), teria sido acusado de ser responsável pela ação que impediu a viagem dos Romeiros, fato que não condiz com a realidade, conforme decisão que havia sido emitida pelo Poder Judiciário favorável a empresa JP LOCAÇÕES, autora da ação, Autos nº: 0800003-60.2020.8.02.0204, conforme mostrada na galeria abaixo.

Na noite desta quarta-feira, (29), os jacarezeiros devotos de Pe. Cícero Romão, após aguardarem desde a madrugada pelo transporte e sem obtiverem uma resposta condizente por parte da gestão municipal, apenas com a circulação de boatos nas ruas da cidade nos quais um deles acusava a oposição. Mediante uma liminar da Justiça Estadual, puderam assim realizar a tão esperada viagem.